Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fórum e Vara do Trabalho não funcionam hoje

Redação - 11 de agosto de 2015 - 06:17

Hoje se comemora no Brasil a fundação dos Cursos Jurídicos. Por este motivo a Justiça não funciona. Fórum e Vara do Trabalho reabrem amanhã.

Veja porque se comemora no dia 11 de agosto a fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil

Fundada no século XIX, por obra da Assembléia Geral, quando D. Pedro I sancionou a Carta de Lei de 11 de agosto de 1827, diploma criador de duas Faculdades ou dois cursos jurídicos, um em São Paulo e outro em Olinda, sendo Ministro referendatário da dita lei José Feliciano Fernandes Pinheiro, Visconde de São Leopoldo. Ambas as academias cresceram, agigantaram-se, dominaram a inteligência brasileira.

O curso jurídico de São Paulo foi instalado no Convento de São Francisco, daquela cidade, no dia 1° de março de l828.

O curso jurídico então fundado em Olinda instalou-se solenemente em 15 de maio de 1828, no poético Mosteiro de São Bento de Olinda, na beleza de suas colinas e no entremeio dos leques viridentes dos coqueiros. As aulas abriram-se em 2 de junho, matriculando-se 41 estudantes, tendo então o Doutor Lourenço José Ribeiro proferido a aula inaugural.

Em 1854 é transferido para o Recife, em um pardieiro da Rua do Hospício, tendo ao seu lado o curso anexo e a biblioteca, somente em 1911 passando para o reluzente e rico palacete onde hoje tem a sua sede.

(“História da Faculdade de Direito do Recife”, Luiz Pinto Ferreira, Editora Universitária, 1980, Tomo I, pág. 17 e 18).

SIGA-NOS NO Google News