Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fórum de Pecuária apresenta proposta de Sisbov

Dourados News - 16 de julho de 2004 - 15:28

O Fórum Permanente da Pecuária de Corte da CNA (Comissão da Agricultura e Pecuária do Brasil) apresentou uma proposta, no último dia 14, para que o Sisbov (Sistema de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina) seja facultativo. Para o diretor secretário da Famasul, Ademar Silva Júnior, a flexibilização da obrigatoriedade e dos prazos do rastreamento poderão contribuir para a obtenção de avanços e aliviar o setor da produção pecuária.

"Existe um número muito grande de produtores que não estão preparados para realizar a rastreabilidade em sua propriedade, apenas cerca de 15% conseguem reastrear hoje", disse o diretor, completando que as dificuldades no processo da rastreabilidade acontecem principalmente por exigir um nível de investimento muito alto. "O produtor que não ratreou já perdeu, pois até os preços foram colocados mais baixos para o animal não rastreado", afirma. "O Sisbov facultativo fará com que aos poucos, o produtor consiga rastrear e se adequar a esse mercado", completa.

Ademar e o presidente da entidade, Léo Brito, elogiam a atuação dos políticos, como o deputado federal Waldemir Moka, que promoveu na Câmara Federal uma audiência pública sobre o assunto. "É importante que os produtores rurais e a sociedade brasileira saibam que, graças a interferência do deputado federal, Waldemir Moka (PMDB/MS), junto à Comissão da Agricultura e Política Rural da Câmara Federal, foi que conseguimos através de várias ações políticas sensibilizar o Mapa da necessidade de transformar o processo do Sisbov como facultativo e apresentar uma proposta factível e responsável para a carne sul-mato-grossense e brasileira", disse Léo.

SIGA-NOS NO Google News