Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fórum de Costa Rica inaugura novo prédio hoje às 15h

Silvestre de Castro - 24 de outubro de 2006 - 13:20

Nesta terça, 24 de outubro de 2006, às 15h, será inaugurado o novo prédio do fórum da comarca de Costa Rica. A nova instalação abrigará as duas varas existentes na comarca, duas salas para defensoria, uma para o Ministério Público, uma para a OAB, além do cartório para Juizado Especial e do Tribunal do Júri, com capacidade para 60 pessoas, e um arquivo de 135 m², totalizando 1.090,61m² de obras.

Para a construção do novo prédio, realizada em 17 meses, o Estado cedeu o material, a prefeitura doou o terreno, responsabilizou-se pela terraplanagem e o valor da mão-de-obra foi dividido entre a prefeitura e o Tribunal de Justiça. Além da nova estrutura, o novo prédio terá mobiliário moderno e comportará a instalação do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ), que passará a contar com 18 novos computadores, 11 impressoras, 18 nobreak e duas impressoras de autenticação.

Para o Juiz Diretor do Foro de Costa Rica, Dr. Luiz Alberto de Moura Filho, a obra significa um avanço expressivo para agilizar a prestação jurisdicional da Comarca. “No prédio antigo estávamos limitados no espaço, na tecnologia e na estrutura. O arquivo estava no limite da capacidade, os servidores trabalhavam apertadinhos, a energia tinha quedas constantes e não havia condições de instalar o SAJ”, explicou Dr. Luiz.

Costa Rica tem uma média de 1.300 processos por vara e cerca de 1.000 feitos nos Juizados. Com as mudanças no espaço físico deve estar recebendo em breve também os processos do município de Figueirão, que hoje é atendido pela comarca de Camapuã. Informalmente o Juiz acredita que isso deva acrescentar cerca de 300 processos à sua demanda normal.

Quem ganha com o investimento é a população. Agora o prédio estará no bairro Santos Dumont, próximo do centro da cidade, onde recentemente foi inaugurado do Fórum Eleitoral e logo terá a concentração de outros órgãos da justiça, como Ministério Público.

SIGA-NOS NO Google News