Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fórum de certificação digital em Brasilia

Gabriela Simionato Klein /Trama Comunicação - 28 de outubro de 2005 - 05:53

Evento acontece dias 8,9 e 10 de novembro em Brasília e traça um relato completo do presente e futuro da tecnologia, além de suas variadas aplicações nas empresas e governos brasileiro e belga

Uso de certificação digital nos sistemas judiciário e bancário, homologação, software livre e ICP-Brasil são os temas principais do próximo Certforum. Em sua terceira edição, o evento, que acontece dias 8, 9 e 10 em Brasília, reúne governo, fornecedores da tecnologia e representantes de diversos setores da sociedade civil organizada. Em sua abordagem estão tendências, diversos aspectos da tecnologia e o seu impacto social, além da apresentação de cases de uso de sucesso nos governos brasileiro e belga.

A participação no fórum é gratuita, porém é necessário efetuar a inscrição prévia pelo site: www.certforum.iti.br. Uma vez inscrito, é possível ter acesso a todos os painéis, palestras e à exposição. São convidados a participar os órgãos de governo, as empresas privadas, a sociedade civil organizada e as universidades que atuam com segurança da informação, privacidade do cidadão e certificação digital.

Tendo como principal missão consolidar a certificação como um importante mecanismo de segurança para dados e informações que transitam na internet. O evento teve programação concebida pelo Instituto Conip em parceria com o ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - com o objetivo de apresentar as principais inovações do setor em painéis de debates com convidados, apresentação de cases e exposição de soluções. Com o desenvolvimento e proliferação da certificação em vários mercados, a edição deste ano aposta também no relato da experiência de usuários em setores específicos, como medicina, judiciário, academias, contabilidade e outros.

Destaques Internacionais
Estão confirmadas as presenças de: Tim France-Massey, Diretor da Maosco Business Development; Mike Neumann, da Axalto e Frank Leynan, Gerente de Relações Internacionais da FEDICT-Service-Public Federal ICT da Bélgica. Este último conta com experiências concretas na área de certificação digital com o objetivo de usar a tecnologia para facilitar a vida do cidadão. Isto porque a Bélgica somou um certificado digital às informações do registro civil. Portanto, o cidadão belga, ao receber a carteira de identidade, que vem com as tradicionais informações sobre o nome dos pais, data de nascimento, entre outras, recebe um certificado digital. Assim, a pessoa consegue se identificar na rede mundial de computadores possibilitando a realização de várias transações eletrônicas.

Atualmente já existem mais de 400 aplicações desenvolvidas tanto pelo governo como pela iniciativa privada que usam esse facilitador. Segundo a lei que regulamento o tema, o cidadão tem o direito de saber as informações que estão armazenadas no chip que, também, contém um certificado digital. Essa é uma ferramenta que simplifica a vida da sociedade. Quando o cidadão quer, por exemplo, atualizar o seu endereço pode solicitá-lo, diretamente, via Internet nos cadastros dos órgãos, já que a certificação garante a autoria do solicitante da modificação.

Destaques Nacionais
O evento reunirá as principais autoridades brasileiras no assunto. Estão entre os confirmados: Eduardo Kenzi Antonini, Coordenador do e-Doc e Diretor da Secretaria de Informática, Tribunal Regional do Trabalho - 4a. Região; Robinson Herzeg, Gerente de Negócio, IMESP - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Loreni Fracasso Foresti, Diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais, SLTI - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Ministério do Planejamento ; Gilberto Netto, Coordenador de Certificação Digital, SERPRO - Serviço Federal de Processamentos de Dados.

Autoridades
Na abertura do fórum estarão ainda: Renato da Silveira Martini, Diretor-Presidente, ITI Instituto Nacional de Tecnologia da Informação; Rogério Santanna dos Santos, Secretário, SLTI - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Ministério do Planejamento; Wagner José Quirici, Diretor Presidente, SERPRO - Serviço Federal de Processamentos de Dados; Enylson Camolesi, Coordenador, Comitê Gestor da ICP Brasil; Prof. Hartmut Richard Glaser, Executivo, Comitê Gestor da Internet no Brasil; Clarice Coppetti, Vice-Presidente de TI, Caixa Econômica Federal, Serys Slhessarenko, Senadora da República, Senado Federal e Dilma Roussef, Ministra Chefe da Casa Civil.

Temas dos painéis
No Eixo 1 que aborda aplicações, e será trabalhado no primeiro dia do fórum, estarão presentes para falar de programas efetivos os seguintes profissionais: Eduardo Kenzi Antonini, Coordenador do e-Doc e Diretor da Secretaria de Informática, Tribunal Regional do Trabalho - 4a. Região; Robinson Herzeg, Gerente de Negócio, IMESP - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Loreni Fracasso Foresti, Diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais, SLTI - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Ministério do Planejamento e Gilberto Netto, Coordenador de Certificação Digital, SERPRO - Serviço Federal de Processamentos de Dados.

Para detalhar as experiências no setor bancário estarão falando Delfino Natal de Souza, Gerente Nacional de Segurança da Informação, Caixa Econômica Federal e Jorge Fernando Krug Santos, Superintendente Executivo de Segurança de TI, Banrisul. Este é um segmento que tem aumentado o uso da certificação tanto junto a empresas quanto ao consumidor comum. Outra mesa de debates de programas efetivos juntará Manuel Matos da Rede do Bem-Estar Social e Marcos Nader, Diretor Geral da Comprova, empresa de soluções corporativas que disponibiliza e-mail comprovado.

Na quarta-feira, dia 9 de novembro, é a vez de abordar questões normativas no Eixo 2. A mesa de discussões sobre o judiciário trará como moderador Lúcio Melre da Silva, secretário da Secretaria de Tecnologia da Informação do STJ - Superior Tribunal de Justiça. Estarão presentes Francisco Paulo S. Lopes, Secretário de Tecnologia da Informação do CJF - Conselho de Justiça Federal e Tibério Jocundo Loureiro, Gerente Operacional da Caixa Econômica Federal.

A mesa 2, voltada para fórum acadêmico conta com Evandro Luiz de Oliveira, Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação como moderador e com os professores Gilberto Martins de Almeida, Professor de Direito da Informática e Advogado da PUC - RJ; Ricardo Dahab, Professor Associado da UNICAMP - Instituto de Computação e Dr. Francisco Assis de Oliveira Nascimento, Professor e Coordenador de Projetos Unb.

Para discutir o uso da certificação digital em categorias profissionais específicas estarão presentes: Pedro Paulo Lemos Machado, assessor executivo de e-Jud, Superior Tribunal de Justiça; Luciano Mauricio Sampaio Barreto, Gerente de TI, CFO -Conselho Federal de Odontologia; Goethe Ramos de Oliveira, Chefe Setor de Informática do CFM - Conselho Federal de Medicina; Nivaldo Cleto, Diretor de Tecnologia e Negócios da FENACON - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas; Prof. Luiz Gustavo Cordeiro Silva, Consultor do CFC - Conselho Federal de Contabilidade e Manuel Matos, Assessor da Presidência do SINCOR -SP - Sindicato dos Corretores de Seguro.

No último dia do fórum, dia 10 de novembro, quinta-feira, o tema geral é homologação. Cartões inteligentes e tokens serão discutidos por uma equipe internacional na mesa 1. Tim France-Massey, Diretor da Maosco Business Development falará, entre outros assuntos, sobre o produto Multos e Frank Leynan, Gerente de Relações Internacionais do serviço público federal da Bélgica, contará sobre esta experiência fora do Brasil. A discussão contará com tradução simultânea. A mesa 2 também contará com apresentação de case internacional da Axalto e contará com presença de Mike Neumann.

A mesa 3, que também abordará tecnologia para soluções envolvendo certificação digital trará Maurício Coelho, diretor de infra-estrutura e chaves públicas do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, como moderador e também Heloisa Figueira, Business Development Manager da Alladdin; Dimitri Dib, Consultor Técnico para Certificação Digital da Axalto; Iruino de Lima Júnior, Gerente de Suporte Técnico da Oberthur CS; Fábio Leto Biolo, Executivo de Vendas Segurança Digital da GD Burti; Fernando Sala, Consultor Técnico e Marketing da Gemplus; Renato Da Silveira Martini, Diretor de Infra-Estrutura de Chaves Públicas do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Prof. Marcelo Knorich Zuffo da Universidade São Paulo.

Expositores
Além do debate de temas, apresentação de cases e discussão sobre o futuro da certificação digital, o Certforum reserva ainda um espaço para a exposição de empresas. Nela estarão presentes a Axalto, a Caixa Econômica Federal, a GD Burti, a Gemplus Banknote, a Imprensa Oficial, a Multos e a Oberthur Card Systems.

Serviço
Evento: 3° Fórum de Certificação Digital
Local: Hotel Quality Suites Lakeside
End.: SHTN Trecho1 Lote 2 Brasília - DF
Data: 8 a 10 de novembro de 2005
Informações: (11) 3259 4249 ou pelo site http://www.certforum.iti.br
Público-alvo: Empresas privadas, sociedade civil e universidades que atuam com segurança da informação, privacidade do cidadão e certificação digital.

SIGA-NOS NO Google News