Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fórum de Aquidauana recebe nome de Dr. Manoel Bonifácio

TJ/MS - 04 de junho de 2007 - 09:04

Será realizada hoje (5), às 16h, no fórum de Aquidauana, a solenidade de nomeação do fórum local, que receberá o nome Dr. Manoel Bonifácio Nunes da Cunha.

Segundo a biografia de Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, extraída do livro Rebuscando a Memória, ele é bisneto do Barão de Poconé, e nasceu no dia 5 de junho de 1908, em Poconé (MT). Faleceu em 16 de abril de 1985, em Campo Grande. Advogado, formou-se em Direito na Faculdade Nacional de Direito, Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1932.

A seguir, transferiu-se para Miranda, onde se casou com Dª. Nair Fenelon Costa, mãe de seus filhos Leonardo, Rubens, Afonso, Maria, Estevão e Antônio, todos nascidos em Aquidauana, cidade onde o casal fixou sua residência em janeiro de 1935. Na vida pública, assumiu pela primeira vez, em setembro de 1935, o cargo de Prefeito de Aquidauana, sendo reconduzido a esse cargo por mais quatro vezes.

Ocupou, em 1951 e 1952, a Secretaria de Estado da Agricultura, Indústria, Comércio, Energia, Viação e Obras Públicas, no Governo Fernando Corrêa da Costa, destacando-se como defensor das terras extrativas e das áreas reservadas para a colonização, incentivando medidas tendentes ao fomento e defesa das produções animal e vegetal. No Governo Ponce de Arruda, período de 1956 a 1960, atuou como Secretário de Estado da Educação, Cultura e Saúde. No Governo João Goulart, cedido pelo Banco do Brasil ao Governo Federal, exerceu a função de Assessor Especial do Ministro da Saúde, Dr. Wilson Fadul.

Em 1964, com o movimento militar, afastou-se da política e dedicou-se à advocacia até sua aposentadoria no cargo de Advogado do Banco do Brasil. Por conta dos inúmeros e relevantes serviços prestados ao Estado por Dr. Bonifácio, ele será homenageado com o nome do fórum da comarca de Aquidauana.

O Fórum fica na Rua Nilza Ferraz Ribeiro, 391, na Vila Cidade Nova. A cerimônia contará com a presença do presidente do TJMS, desembargador João Carlos Brandes Garcia, e da juíza diretora do foro da comarca, Dra. Simone Nakamatsu.

SIGA-NOS NO Google News