Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/10/2015 11:00

Fortalecimento da musculatura do bumbum vai além da estética

Saúde Plena
Fortalecimento da musculatura do bumbum vai além da estética

Malhar o bumbum não é só uma questão de manter a vaidade. O fortalecimento dos glúteos vai além da estética, já que a região é fundamental para a estabilização pélvica e da coluna vertebral, exercendo uma função na marcha, mantendo a posição ereta e reduzindo as forças que comprimem a coluna. Nesse sentido, a prática ajuda a reverter lesões e a manter a postura correta. “Atividades cotidianas, como levantar da cadeira ou subir escadas, se realizadas incorretamente, podem permitir o deslocamento excessivo da coluna. Com o passar do tempo, também podemos desenvolver lesão não traumática por repetição. Por isso, malhar o bumbum deve ser algo feito por homens e mulheres”, explica Bia Bicalho, coordenadora das aulas coletivas da Bodytech.

O importante é realizar exercícios eficientes e com extrema segurança, para ajudar a estabelecer padrões de recrutamento muscular corretos, melhorar a estabilidade, o desempenho esportivo e a aparência da região. “O glúteo é um músculo muito importante e forte. Cumpre não só uma função estética, mas de estabilização da cintura pélvica e da coluna. É importante na postura, na caminhada e na corrida, porque suporta o peso dos membros superiores. Usamos os músculos do glúteo para tudo”, explica Bia. De acordo com ela, o glúteo enfraquecido pode causar uma série de desorganizações posturais num indivíduo, “o que pode provocar pequenas lesões relativas ao enfraquecimento desse grupo muscular”, observa.

Há várias maneiras de treinar o bumbum, como a musculação, exercícios funcionais, feitos com o peso do corpo, mas o importante é preparar um treinamento com recrutamento muscular diferente, já que todo músculo precisa de descanso. “O ideal para pessoas que já têm o hábito de fazer exercícios é trabalhar essa musculatura duas ou três vezes por semana”, ensina a preparadora física. Segundo ela, é possível trabalhar o glúteo com diferentes tipos de estímulo, mas com a orientação de um profissional. “É legal fazer treino de glúteo na musculação, no treino funcional e nas aulas coletivas, mas as pessoas não devem esquecer que é necessário que os exercícios sejam planejados.”

RESULTADOS
A estudante Ana Beatriz Mazoni, de 21 anos, faz musculação com a orientação de um personal trainner e gosta de fazer aulas de jump, spinning, ioga e balé fitness. “Gosto de aulas bem variadas e tenho preocupação em malhar essa parte do corpo. Se você quer correr ou fazer outros esportes, é preciso estar com todas as outras áreas do corpo fortalecidas. Se você pratica corrida e não tem o glúteo fortalecido, pode machucar o joelho”, compara. Luciana Procópio, advogada, de 40, também se preocupa em malhar glúteo, “por causa da lei da gravidade”. Segundo ela, os exercícios físicos, além de manterem a postura e a saúde do corpo, melhoram o tônus da pele. “Mas é preciso malhar muito para ver resultados”, afirma.

Treine você também

1. Agachamento livre
Com os pés em ligeira abdução e afastamento na linha dos ombros, a pessoa deve agachar colocando o peso nos calcanhares. Manter o braço para frente pode auxiliar no equilíbrio.

2. Abdução de quadril com joelho flexionado em decúbito lateral
Esse exercício deve ser realizado com a cervical apoiada nos braços. Colocar a mão direita na frente durante a atividade ajuda a estabilizar a coluna.

3. Passada à frente unilateral
O exercício ativa os glúteos e quadríceps. O peso deve ser colocado no calcanhar e depois direcionado para a ponta do pé. Deve-se ter cuidado para não passar com o joelho a linha do pé.

4. Subida unilateral no step
A série não deve partir de uma amplitude muito grande. Joelho e quadril devem formar um ângulo de 90°. Cuidado para não projetar o joelho para a frente durante a subida.

5. Agachamento guiado
Segue o mesmo princípio do agachamento livre, mas é feito com uma barra num aparelho estável. Esse aparelho vai “guiar” o agachamento.

6. Extensão de quadril na posição de três apoios
O foco da atividade é o glúteo máximo. O movimento deve ser feito em cima do banco e não ultrapassar os 90°, que são o nível da coluna.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)