Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Maio de 2019

Últimas Notícias

09/03/2019 11:00

Fortaleça o core e corra melhor

Sua Corrida

Já faz algum tempo que o fortalecimento do core tem ganhado destaque quando o assunto é atividade física. Mas, por qual razão trabalhar a região é tão importante? Antes de saber isso, é preciso conhecê-la melhor.

O core refere-se ao núcleo do corpo e seu centro de gravidade. Ele é composto pelas musculaturas do abdome inferior e paravertebral, responsáveis por manter a estabilidade da região lombar e pelve. A estrutura fica na linha da coluna lombar, ao redor do tronco, e é formada por 29 músculos. Eles dão suporte e estabilidade ao abdome, pélvis e bacia, sendo que os principais são: os abdominais, lombares, oblíquos e glúteos, conforme a imagem.

A importância na corrida
Trabalhar o core é fundamental para quem corre, já que a boa prática do esporte requer força e a estabilização do complexo lombar-pelve-abdome. Além disso, a fadiga na região, comum em treinos mais longos, aumenta o risco de contusão. Estudos mostram que cerca de 10% dos corredores vão ter lesões de coluna em algum momento. Os problemas podem incluir desde uma simples contratura muscular na região lombar até uma hérnia de disco, que pode comprometer a função motora e a sensibilidade das pernas.

Portanto, o ideal é que você tenha uma rotina de exercícios para fortalecimento do core. De preferência, trabalhe a região em dias alternados aos treinos de corrida, para não fadigar a musculatura. Atividades como pilates, treinamento funcional e musculação são indicadas para um resultado rápido e eficiente. Dentro destas modalidades, deverão ser privilegiados os exercícios que deixam o abdome contraído durante as séries, evitando sobrecarregar a coluna, seja com peso extra, seja com má postura nos exercícios. Chamados de estáticos ou isométricos, estes exercícios (como a prancha) concentram a força especificamente no core. O trabalho de fortalecimento deve ser realizado com o auxílio de um profissional habilitado, já que exercitar esta região sem a devida orientação pode ser prejudicial.

Força no dia a dia
Pense no core como se ele fosse responsável pela aquisição de força em qualquer atividade da sua rotina: dirigir o carro, carregar objetos ou no simples movimento. Em tudo que você faz, a região central é sempre a primeira a ser solicitada. Além disso, alinhar o fortalecimento da musculatura que compõe o grupo muscular juntamente com técnicas de respiração, adequedas no momento da corrida, ajuda a manter a musculatura do abdome em um estado de semicontração, que protege a coluna lombar durante o treino.

*Ana Gandolfi é médica, neurocirurgiã pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e especializada em lesões relacionadas ao esporte (CRM/SP: 133.791) www.facebook.com/draanagandolfi

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Maio de 2019
Domingo, 26 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Sábado, 25 de Maio de 2019
11:34
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)