Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/06/2006 08:37

Força Nacional reforça segurança em MS

Ministério da Justiça

O ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, assina na manhã desta quinta-feira (1º), em Campo Grande (MS), acordo que prevê a liberação pelo governo federal de R$ 2,354 milhões para a reforma do presídio de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Durante a solenidade, o ministro assina, ainda, os convênios para a mobilização da Força Nacional de Segurança Pública no estado e doação de equipamentos, como coletes, capacetes e carabinas, à polícia local.

A iniciativa atende a uma solicitação do governador José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT), em audiências esta semana com o ministro Thomaz Bastos, em Brasília. Sobre os recursos para Dourados, o governo do Mato grosso do Sul arcará com uma contrapartida de R$ 261 mil. Quanto ao apoio da tropa federal (em torno de 200 homens), a definição das ações partiu do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do estado.

A tropa, composta por policiais militares e bombeiros, é preparada para atuar em controle de distúrbios civis, gerenciamento de crise e policiamento ostensivo, baseada sempre nos princípios de direitos humanos e emprego legal da Força. "Não é um processo intervencionista, é um princípio de solidariedade federativa", observa o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa. "Os estados cedem seus profissionais para apoiar os demais e solucionar uma causa".

Os policiais que permanecerão no Mato Grosso do Sul reforçarão também ações de combate ao crime organizado e de fiscalização nas fronteiras. Eles contarão com 25 caminhonetes Nissan (tração nas quatro rodas), armamento pesado, além de equipamentos de segurança e armamento não-letal.

Dois anos de atuação - A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em agosto de 2004. O objetivo é que ela atue apenas em situações emergenciais ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança pública estadual.

Os policias que seguiram para o Mato Grosso do Sul fazem parte de um efetivo de 7.676 homens e mulheres que já passaram por treinamento. Desse total, 311 pertencem ao próprio estado. A previsão do governo federal é capacitar dez mil homens até o final do ano.

Quando não estão atuando em alguma missão, os policiais continuam em suas regiões, muitas vezes repassando os conhecimentos aos colegas de fardas, uma forma de também qualificá-los.

Cerimônia - O ato de assinatura dos convênios e da apresentação da Força Nacional de Segurança Pública está marcado para as 9h, no Centro de Convenções do Parque dos Poderes. Em seguida, o ministro Márcio Thomaz Bastos fará uma visita ao estabelecimento penal de segurança máxima Jair Ferreira de Carvalho, na saída para Três Lagoas

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)