Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Foragido, ex-prefeito de Rosana é preso em Anaurilândia

Humberto Marques/Campo Grande News - 12 de dezembro de 2007 - 20:07

A Polícia Civil de Anaurilândia prendeu por volta das 15h30 desta quarta-feira (12 de dezembro) o ex-prefeito de Rosana/SP, Jurandir Pinheiro (o "Jura"). A ação foi comandada pelo delegado Juvenal Laurentino Martins, após receber solicitação das autoridades paulista para realizar buscas ao ex-prefeito, até então considerado foragido. Pinheiro é acusado de participação no esquema de corrupção em Rosana, envolvendo fraudes em licitações pública a partir de recursos de indenizações da Cesp – que teriam chegado a R$ 50 milhões.

Pinheiro foi encontrado na fazenda Novo Oeste, em uma área distante da sede do município. No momento da prisão, ele estava dormindo. A propriedade pertence a um amigo do ex-prefeito, que não ofereceu resistência à prisão. “A Polícia de São Paulo nos pediu apoio, pois tinham a informação de que ele estava em uma fazenda de Anaurilândia, que seria de sua propriedade”, explicou o delegado.

O pedido foi realizado no domingo (9), quando tiveram início as diligências e investigações, realizadas pelas autoridades em Anaurilândia. Nesta tarde, os policiais foram até a zona rural, investigar áreas rurais que pertenciam a amigos de Pinheiro, quando ele foi encontrado.

“Ele chegou entre quinta e sexta-feira da semana passada a Mato Grosso do Sul, sendo deixado por um cunhado na fazenda, que retornou e dormiu ontem no local e nesta manhã foi embora”, disse o delegado Martins, explicando o motivo de não serem encontrados veículos na propriedade. O ex-prefeito dormia na casa do caseiro, que desconhecia a situação.

Pinheiro foi encaminhado à Presidente Venceslau/SP, de onde deverá ser levado à cadeia pública de Dracena/SP.

Esquema – A prisão do ex-prefeito fez parte da operação “Mexilhão Dourado”, que cumpriu 47 dos 51 mandados de prisão expedidos. Dentre os presos, estavam seis dos nove vereadores de Rosana. Os envolvidos são acusados de participar do desvio de recursos vindos de indenizações da Cesp para Rosana (cidade separada de Anaurilândia apenas pelo rio Paraná). Dois filhos do ex-prefeito também foram acusados de participação, e o suposto mandante da quadrilha, o empresário Rogério de Souza Phelipe, está foragido. Dois mandados foram cumpridos em Campo Grande.

SIGA-NOS NO Google News