Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

For Jus:Delegações de 40 países já estão em Campo Grande

Wilson Aquino - 15 de outubro de 2008 - 06:36

Aeroporto, hotéis e vias públicas da periferia e área central de Campo Grande já estão com um forte esquema de segurança com policiais civis, militares e Polícia Federal, em torno das delegações de 40 países que chegaram para o Fórum Internacional de Justiça – FOR JUS/2008, que começa hoje às 7 horas no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Serão mais de 500 policiais designados à tarefa de proteger a vida de autoridades que vêm para trocar informações, assinar convênios, fazer e participar de palestras e debates em âmbito mundial sobre temas como: Crime Organizado, Terrorismo, Narcotráfico, Lavagem de dinheiro, Pedofilia, Tráfico de Crianças e Adolescentes, Processo e Código Penal e Direitos Humanos (direito comparado).

Esse é o 4º ano consecutivo do FOR JUS que reúne algumas das melhores cabeças para discutir e encontrar soluções eficazes no combate ao crime organizado. O encontro vai até o di 17 e paralelo a ele estão previstos também alguns eventos importantes como: I ENPAM - Encontro de Presidentes de Associações do Ministério Público (às 11 horas desta quarta-feira, no próprio centro de convenções) ; I CIMEIRA – Polícias Jurídicas e Científicas dos Países de Língua Portuguesa (abertura às 10h30 desta quarta-feira); I Encontro de Presidentes de Associações do Ministério Público; Ciclo de Cinema, usado de base para o debate sobre o crime organizado, o papel da polícia e a corrupção.

A apresentação da ópera Madama Butterfly (última apresentação na quinta-feira às 21 horas) e o Jantar do Governador (noite de homenagens, dia 17 às 21 horas) também fazem parte da programação do FOR JUS/2008.

Programação

15 de outubro – quarta-feira



7h – Master Class para acadêmicos e profissionais, com o Ministro Carlos Velloso – ex-presidente do STF e presidente de honra do FOR JUS 2008. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



8h – Credenciamento/Boas vindas

Local: hall de entrada do centro de convenções.



9h30 – Abertura solene e formação da mesa de honra. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



10h – Descerramento da pedra de mármore e leitura da Declaração de Princípios do FOR-JVS International Fórum of Justice. Local: calçada externa à entrada do centro de convenções.



10h30 – I CIMEIRA – Polícias Judiciárias e Científicas dos Países da Língua Portuguesa. Presidem o evento: Geraldo Bertolo, presidente da FUNPF – Fundação Polícia Federal de Apoio à Pesquisa e ao Ensino e Pedro do Carmo, procurador adjunto, diretor nacional – adjunto da Diretoria Nacional da Polícia Judiciária. Local: Auditório Tertuliano Amarilha.



10h30 – Painel Especial: Tráfico de Crianças e Adolescentes. Combate à Pedofilia, Prostituição Infantil e Tráfico de Órgãos. Presidente: Antônio Carlos Viana Santos, desembargador presidente da Seção de Direito Público do TJSP. Vice-presidentes: Nancy Baldwin – EUA e Diana de Martino – Itália. Local: Auditório Germano Barros de Souza.



10h30 – Palestra de abertura: Ministro Carlos Velloso. Tema: É possível sociedades sem crime organizado e democracia sem corrupção eleitoral? Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



11h – Painel União Européia

Dr. Antônio Patrono – Conselho Superior da Magistratura da Itália e ex-diretor geral do Servizio Nazionale Antimáfia – IT. Tema: A história e situação atual das três organizações criminosas mais perigosas da Itália: Cosa Nostra, da Sicília; Ndrangheta da Calábria e Camorra, da Compânia. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



11h – I ENPAM – I Encontro Nacional de Presidentes de Associações de Magistrados. Preside o encontro: des. Henrique Nelson Calandra, presidente da APAMAGIS – Associação Paulista de Magistrados. Tema central: A Independência do Poder Judiciário como Instrumento Essencial de Combate e Repressão Penal ao Crime Organizado. Sub-temas: O associativismo e sua atuação política como instrumento de Defesa da Democracia e Independência do Poder Judiciário; Propostas concretas de alterações constitucionais e legais. Local: auditório Germano Barros de Souza.



11h50 – Coronel Enrico Cataldi, vice-comandante Carabinieri Regione Lazio – It. Tema: A condução da investigação científica entre o método tradicional e as novas técnicas. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



14h – Diana de Martino, Procuradora da República Italiana, coordenadora do Departamento de Repressão ao Crime Organizao – Roma – Itália. Tema: A organização mafiosa “Cosa Nostra”: As mais recentes estratégias de combate. Local: anfiteatro Manoel de Barros.



15h – Orlando Afonso, desembargador português, vice-presidente do Conselho Superior de Juízes Europeus. Tema: Direito Comparado. O processo e o Código Penal Europeu e Brasileiro. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



16h – Anabela Miranda Rodrigues, diretora geral do CEJ – Centro de Estudos Judiciários – Portugal. Presidente da Escola de Magistratura da Europa. Tema: Organizações criminosas, máfias e terrorismo X Sistema de cooperação judiciária e policial na comunidade européia e no mundo. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



16h – Ciclo de Cinema – 3ª Mostra. Local: Auditório Germano Barros de Souza.



16h45 – Pedro do Carmo, Procurador adjunto, Director Nacional –Adjunto da Diretoria Nacional de Polícia Judiciária – PT. Tema: Crime organizado, globalização e cooperação judiciária e policial internacional. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



17h30 – José Antônio Henriques dos Santos Cabral, Ministro do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal. Tema: As novas tecnologias de investigação e processo penal. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



18h15 – Encerramento das atividades do dia.



SIGA-NOS NO Google News