Cassilândia, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

15/10/2008 06:36

For Jus:Delegações de 40 países já estão em Campo Grande

Wilson Aquino

Aeroporto, hotéis e vias públicas da periferia e área central de Campo Grande já estão com um forte esquema de segurança com policiais civis, militares e Polícia Federal, em torno das delegações de 40 países que chegaram para o Fórum Internacional de Justiça – FOR JUS/2008, que começa hoje às 7 horas no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Serão mais de 500 policiais designados à tarefa de proteger a vida de autoridades que vêm para trocar informações, assinar convênios, fazer e participar de palestras e debates em âmbito mundial sobre temas como: Crime Organizado, Terrorismo, Narcotráfico, Lavagem de dinheiro, Pedofilia, Tráfico de Crianças e Adolescentes, Processo e Código Penal e Direitos Humanos (direito comparado).

Esse é o 4º ano consecutivo do FOR JUS que reúne algumas das melhores cabeças para discutir e encontrar soluções eficazes no combate ao crime organizado. O encontro vai até o di 17 e paralelo a ele estão previstos também alguns eventos importantes como: I ENPAM - Encontro de Presidentes de Associações do Ministério Público (às 11 horas desta quarta-feira, no próprio centro de convenções) ; I CIMEIRA – Polícias Jurídicas e Científicas dos Países de Língua Portuguesa (abertura às 10h30 desta quarta-feira); I Encontro de Presidentes de Associações do Ministério Público; Ciclo de Cinema, usado de base para o debate sobre o crime organizado, o papel da polícia e a corrupção.

A apresentação da ópera Madama Butterfly (última apresentação na quinta-feira às 21 horas) e o Jantar do Governador (noite de homenagens, dia 17 às 21 horas) também fazem parte da programação do FOR JUS/2008.

Programação

15 de outubro – quarta-feira



7h – Master Class para acadêmicos e profissionais, com o Ministro Carlos Velloso – ex-presidente do STF e presidente de honra do FOR JUS 2008. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



8h – Credenciamento/Boas vindas

Local: hall de entrada do centro de convenções.



9h30 – Abertura solene e formação da mesa de honra. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



10h – Descerramento da pedra de mármore e leitura da Declaração de Princípios do FOR-JVS International Fórum of Justice. Local: calçada externa à entrada do centro de convenções.



10h30 – I CIMEIRA – Polícias Judiciárias e Científicas dos Países da Língua Portuguesa. Presidem o evento: Geraldo Bertolo, presidente da FUNPF – Fundação Polícia Federal de Apoio à Pesquisa e ao Ensino e Pedro do Carmo, procurador adjunto, diretor nacional – adjunto da Diretoria Nacional da Polícia Judiciária. Local: Auditório Tertuliano Amarilha.



10h30 – Painel Especial: Tráfico de Crianças e Adolescentes. Combate à Pedofilia, Prostituição Infantil e Tráfico de Órgãos. Presidente: Antônio Carlos Viana Santos, desembargador presidente da Seção de Direito Público do TJSP. Vice-presidentes: Nancy Baldwin – EUA e Diana de Martino – Itália. Local: Auditório Germano Barros de Souza.



10h30 – Palestra de abertura: Ministro Carlos Velloso. Tema: É possível sociedades sem crime organizado e democracia sem corrupção eleitoral? Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



11h – Painel União Européia

Dr. Antônio Patrono – Conselho Superior da Magistratura da Itália e ex-diretor geral do Servizio Nazionale Antimáfia – IT. Tema: A história e situação atual das três organizações criminosas mais perigosas da Itália: Cosa Nostra, da Sicília; Ndrangheta da Calábria e Camorra, da Compânia. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



11h – I ENPAM – I Encontro Nacional de Presidentes de Associações de Magistrados. Preside o encontro: des. Henrique Nelson Calandra, presidente da APAMAGIS – Associação Paulista de Magistrados. Tema central: A Independência do Poder Judiciário como Instrumento Essencial de Combate e Repressão Penal ao Crime Organizado. Sub-temas: O associativismo e sua atuação política como instrumento de Defesa da Democracia e Independência do Poder Judiciário; Propostas concretas de alterações constitucionais e legais. Local: auditório Germano Barros de Souza.



11h50 – Coronel Enrico Cataldi, vice-comandante Carabinieri Regione Lazio – It. Tema: A condução da investigação científica entre o método tradicional e as novas técnicas. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



14h – Diana de Martino, Procuradora da República Italiana, coordenadora do Departamento de Repressão ao Crime Organizao – Roma – Itália. Tema: A organização mafiosa “Cosa Nostra”: As mais recentes estratégias de combate. Local: anfiteatro Manoel de Barros.



15h – Orlando Afonso, desembargador português, vice-presidente do Conselho Superior de Juízes Europeus. Tema: Direito Comparado. O processo e o Código Penal Europeu e Brasileiro. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



16h – Anabela Miranda Rodrigues, diretora geral do CEJ – Centro de Estudos Judiciários – Portugal. Presidente da Escola de Magistratura da Europa. Tema: Organizações criminosas, máfias e terrorismo X Sistema de cooperação judiciária e policial na comunidade européia e no mundo. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



16h – Ciclo de Cinema – 3ª Mostra. Local: Auditório Germano Barros de Souza.



16h45 – Pedro do Carmo, Procurador adjunto, Director Nacional –Adjunto da Diretoria Nacional de Polícia Judiciária – PT. Tema: Crime organizado, globalização e cooperação judiciária e policial internacional. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



17h30 – José Antônio Henriques dos Santos Cabral, Ministro do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal. Tema: As novas tecnologias de investigação e processo penal. Local: Anfiteatro Manoel de Barros.



18h15 – Encerramento das atividades do dia.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Janeiro de 2017
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Domingo, 15 de Janeiro de 2017
12:53
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)