Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fontes de energia devem ser diversificadas

Famasul News - 27 de outubro de 2006 - 13:55

Os cuidados com o meio ambiente e a preocupação com as questões macroeconômicas que envolvem o petróleo são os pontos principais para que as fontes de energia da humanidade sejam diversificadas. A conclusão é do diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Energia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ângelo Bressan Filho, que participa do Seminário de Agroenergia na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL).

“Os grandes consumidores de energia no mundo são os países ricos e eles usam de 60 a 65% dos combustíveis fósseis do mundo”, contabiliza o diretor do MAPA. Conforme Bressan, eles são os maiores interessados em adquirir combustíveis a partir da biomassa.

As vantagens quando se fala em biomassa é justamente dos países entre os trópicos que contam com fatores climáticos favoráveis para o plantio de cana e madeira, por exemplo. “O álcool é um produto eficiente, seguro e fácil de ser produzido. Além disso, é ambientalmente seguro e de fonte renovável”, destacou Bressan.

Todas essas vantagens somadas a elevada produtividade (7 mil litros/hectare), o baixo custo e um balanço energético favorável (8X1) fazem com que os Estados Unidos, países da Europa e também da Ásia voltem seus interesses para o Brasil. “Eles querem saber se o Brasil tem capacidade de produzir o suficiente”, analisa Bressan.

Para o diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Energia, Mato Grosso do Sul tem milhões de hectares de pastagens que podem ser substituídas pelo cultivo de biomassa.

O presidente da FAMASUL, Ademar Silva Júnior, também aposta na bioenergia. “Além de termos todas as condições favoráveis para o plantio da cana-de-açúcar, a cadeia vai gerar empregos e renda para a população. Vai movimentar as cidades e outros investimentos devem acompanhar o cultivo da biomassa”, conclui.

A capacitação dos trabalhadores e também investimento em pesquisas foram assuntos levantados pelo superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae), Laurindo Petelinkar. O Sebrae negocia com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) a criação de cursos para capacitar os trabalhadores do setor.

O Seminário de Agroenergia – A grande fronteira da energia renovável é promovida pela Sophus Consultoria, FAMASUL e Secretaria de Estado de Produção e Turismo (SEPROTUR) e vai até amanhã (26).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3341-6560 ou (67) 3025-1329.

Serviço
Agroenergia – A grande fronteira da energia renovável
Dias: 26 e 27 de Outubro
Local: Auditório da FAMASUL (Rua Marcino dos Santos, 401 – Bairro Chácara Cachoeira II)
Valor da inscrição: As inscrições custam R$25 para estudantes e R$50 para profissionais


Autor: Fabiane Sato - Sato Comunicação

SIGA-NOS NO Google News