Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/10/2006 13:55

Fontes de energia devem ser diversificadas

Famasul News

Os cuidados com o meio ambiente e a preocupação com as questões macroeconômicas que envolvem o petróleo são os pontos principais para que as fontes de energia da humanidade sejam diversificadas. A conclusão é do diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Energia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ângelo Bressan Filho, que participa do Seminário de Agroenergia na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL).

“Os grandes consumidores de energia no mundo são os países ricos e eles usam de 60 a 65% dos combustíveis fósseis do mundo”, contabiliza o diretor do MAPA. Conforme Bressan, eles são os maiores interessados em adquirir combustíveis a partir da biomassa.

As vantagens quando se fala em biomassa é justamente dos países entre os trópicos que contam com fatores climáticos favoráveis para o plantio de cana e madeira, por exemplo. “O álcool é um produto eficiente, seguro e fácil de ser produzido. Além disso, é ambientalmente seguro e de fonte renovável”, destacou Bressan.

Todas essas vantagens somadas a elevada produtividade (7 mil litros/hectare), o baixo custo e um balanço energético favorável (8X1) fazem com que os Estados Unidos, países da Europa e também da Ásia voltem seus interesses para o Brasil. “Eles querem saber se o Brasil tem capacidade de produzir o suficiente”, analisa Bressan.

Para o diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Energia, Mato Grosso do Sul tem milhões de hectares de pastagens que podem ser substituídas pelo cultivo de biomassa.

O presidente da FAMASUL, Ademar Silva Júnior, também aposta na bioenergia. “Além de termos todas as condições favoráveis para o plantio da cana-de-açúcar, a cadeia vai gerar empregos e renda para a população. Vai movimentar as cidades e outros investimentos devem acompanhar o cultivo da biomassa”, conclui.

A capacitação dos trabalhadores e também investimento em pesquisas foram assuntos levantados pelo superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae), Laurindo Petelinkar. O Sebrae negocia com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) a criação de cursos para capacitar os trabalhadores do setor.

O Seminário de Agroenergia – A grande fronteira da energia renovável é promovida pela Sophus Consultoria, FAMASUL e Secretaria de Estado de Produção e Turismo (SEPROTUR) e vai até amanhã (26).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3341-6560 ou (67) 3025-1329.

Serviço
Agroenergia – A grande fronteira da energia renovável
Dias: 26 e 27 de Outubro
Local: Auditório da FAMASUL (Rua Marcino dos Santos, 401 – Bairro Chácara Cachoeira II)
Valor da inscrição: As inscrições custam R$25 para estudantes e R$50 para profissionais


Autor: Fabiane Sato - Sato Comunicação

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)