Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Foliões recebem alerta contra choque elétrico

Bruna Girotto - 07 de fevereiro de 2013 - 08:11

A preocupação começa nos barracões onde são fabricadas as fantasias, passa pelas quadras de ensaio e chega até a avenida, local de realização dos desfiles. Por todos esses pontos, é preciso ter plena atenção para evitar risco de acidentes por choque elétrico. Foi pensando nisso que a Enersul elaborou e está distribuindo, para ser fixada
nas agremiações, uma publicação com os procedimentos de segurança que os foliões precisam adotar nesse período de carnaval.
O material, que tem formato de cartaz, alerta, por exemplo, que a estrutura e os foliões de um carro alegórico, precisam respeitar uma distância segura das redes elétricas. O ideal é passar a, pelo menos, dois metros abaixo da fiação.
A mesma recomendação vale para trios elétricos onde seus ocupantes devem ter, ainda, um outro cuidado indispensável: nunca lançar serpentina, seja metalizada ou de papel, sobre a fiação durante o trajeto nas ruas. O contato desse material com a rede elétrica provoca alto risco de acidente.

O cuidado com a decoração de fachadas e partes internas das quadras e barracões é outro ponto destacado na publicação. Para a plena segurança, os projetos devem ter acompanhamento técnico e jamais usarem estrutura da rede elétrica para fixar alegorias.

A Empresa ainda chama atenção para o risco das ligações clandestinas e das extensões improvisadas para se colocar vários aparelhos numa mesma tomada.

Essas tentativas sempre provocam sobrecarga no sistema elétrico e até incêndio.

Junto das recomendações há também o telefone do plantão para emergência. Em caso de acidente, todos devem ligar para 08007227272.

A linha funciona 24 por dia.

SIGA-NOS NO Google News