Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

26/02/2016 13:00

Folhas verde escuras são essenciais para a saúde de intolerantes à lactose

Grupo Oba

Consumir alimentos derivados do leite é um hábito que adquirimos desde criança e que sempre é relacionado à saúde devido a sua grande concentração de cálcio, que é essencial para o crescimento e desenvolvimento. Agora imagine como é a rotina de quem possui intolerância à lactose e não pode aproveitar dos benefícios dos derivados. Complicada? Nem tanto! A equipe de nutrição do Oba Hortifruti da alternativas de como auxiliar essa necessidade sem complicação.

A grande vilã, que atinge cerca de 70% da população brasileira, é a lactose ou o açúcar do leite, que causa alguns desconfortos para quem não produz a enzima responsável pela digestão desses alimentos. Porém, de acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal, “a ingestão diária do cálcio é essencial para o desenvolvimento saudável e uma alimentação completa, por isso é importante a reposição do mineral através de outros alimentos que não possuem a lactose”.

Talvez poucos saibam, mas as hortaliças e verduras de cor verde escura também possuem o tão importante cálcio. Isso mesmo. Segundo a nutricionista, alimentos como a couve, brócolis e espinafre possuem cerca de 10% de cálcio em sua composição. Dos citados acima a couve é a que contém a maior quantidade do mineral, por exemplo, cada 100g dessa hortaliça possui 131mg de cálcio. Já o espinafre possui 98mg e o brócolis 86mg.

Daisa Pinhal ainda afirma que é preciso ficar atento ao modo de preparo desses alimentos, pois a maneira como ele é feito pode influenciar na concentração do mineral. “Todos os nutrientes são melhor absorvidos quando consumidos in natura e satisfazem da melhor maneira o organismo”. Isso acontece porque quando cozido boa parte de seus nutrientes são perdidos na água. No caso dos alimentos como o brócolis, que não pode ser ingerido cru, a melhor opção é usar o vapor para fazer o cozimento, essa maneira conserva melhor as propriedades do alimento.

Além das hortaliças e verduras, existem outros alimentos que possuem cálcio e que podem completar o cardápio diário. Ovos, peixes e frutos do mar são ótimos acompanhamentos para o almoço e jantar. Aveia, nozes e amêndoas compõem uma sobremesa super saudável. Mas para aqueles que não abrem mão de um lanchinho com queijo a dica é o tofu, o queijo a base de soja que não possui lactose e contém grande quantidade de cálcio.

A nutricionista do Oba sugere um cardápio completo para quem quer deixar de lado os desconfortos da lactose sem abrir mão dos benefícios do cálcio. Confira.

Café:

1 xíc. (chá) de salada de frutas com 1 col. (sobremesa) de linhaça triturada e 1 col. (sobremesa) de mel

Colação:

Mix de frutas secas: 1 damasco + 1 castanha-do-pará + 1 amêndoa

Almoço:

Salada de folhas verde-escuras (couve, agrião, rúcula) à vontade com cenoura crua ralada e tempero a gosto

2 colheres (sopa) de arroz integral

1 concha média de lentilha ou feijão

1 filé médio de frango grelhado

Lanche:

1 fruta

Jantar:

1 colher (sopa) de arroz integral

Salada de folhas verdes à vontade com e tomate temperados a gosto

1 filé médio de peixe grelhado

Ceia:

1 fruta

Salada de Couve

Ingredientes:

1 maço de couve

1 dente grande de alho bem picadinho

sal à gosto

3 colheres (sopa) de azeite ou óleo de soja

1 limão verde médio

Modo de preparo:

Enrolar a couve bem firme, formando um rocambole. Cortar bem fininha com faca bem afiada. Ou usar um fatiador elétrico que faça cortes finos. Tempere com sal, azeite (óleo), o alho e o limão.

Talharim com Brócolis

Ingredientes:
500 gr de tagliarini fresco(s)

8 dente(s) de alho fatiado(s)

1/2 maço(s) de brócolis cozido(s)

Modo de preparo:

Cozinhe a massa em água fervente com um fio de óleo, por 5 minutos e escorra bem (não lave a massa). Numa panela média, coloque o azeite, e deixe aquecer, mas não muito. Adicione o alho em fatias e mexa por mais ou menos 1 minuto, junte o brócolis picado e escorrido e mexa por mais 1 minuto. Adicione a massa escorrida e misture cuidadosamente por 2 minutos. Sirva quente. Dica: evite utilizar o brócolis tipo japonês congelado, que é vendido nos supermercados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)