Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fogo volta a ameaçar Parque do Taquari, em Costa Rica

Inara Silva / Campo Grande News - 13 de outubro de 2004 - 13:51

O incêndio florestal que atingia o Parque Estadual da Nascente do Taquari, no Norte do Estado foi controlado, mas agora um novo foco, fora do parque, ameaça a novamente a unidade de conservação, que fica no município de Costa Rica. No local, 32 homens do Corpo de Bombeiros e voluntários brigadistas trabalham para evitar que o fogo chegue no Parque.
Na sexta-feira (8), a equipe combateu os focos da região norte do parque, ainda no Estado de Mato Grosso. Já os focos na região sul estavam fora de controle, em região de difícil acesso, e somente na madrugada de domingo (10) a força tarefa conseguiu controlar as chamas com ajuda da chuva que caiu na região no fim de semana.
A força tarefa vinha fazendo o rescaldo, que são pontos com fumaça e brasas que ficam após o incêndio, para evitar que o fogo se reinicie. Hoje o grupo de patrulhamento aéreo da Secretaria de Segurança Pública vai fazer um sobrevôo na região para averiguar os pontos onde o fogo recomeçou e avaliar qual é o melhor acesso para o combate.
Segundo Valfrido Anunciação, gestor da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), o fogo já destruiu cerca de 5 mil hectares, cerca de 10% do território do Parque do Rio Taquari, que é de 30.618 hectares e abrange os municípios de Costa Rica e Alcinópolis.

SIGA-NOS NO Google News