Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Focos de ferrugem da soja já passam de 280

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 30 de janeiro de 2006 - 10:25

Já passa de 280 o número de focos de ferrugem da soja em lavouras de Mato Grosso do Sul e o período de alerta começa com a fase final de enchimento dos grãos, quando a soja fica mais sensível, segundo alerta o diretor da Fundação MS, Edson Borges. De acordo com ele, na região de Maracaju foram constatados 171 focos da doença enquanto, conforme a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) são mais 110 focos na região de Dourados, mas os números podem estar subestimados, segundo o professor responsável pelo laboratório de Fitopatologia, Walber Gavassoni. “Nem todos vêm trazer amostras para exame na UFGD ou na Fundação MS”, explica.

Ao longo do ano passado, só na região de Dourados ocorreram 1,3 mil focos e a redução é atribuída às variações das condições climáticas. Neste início de ano a região enfrentou problema de estiagem o que desfavorece a proliferação da doença. Por outro lado o ciclo da planta também está atrasado e as chuvas se tornaram mais regulares desde a semana passada. “O jogo ainda não acabou. Há uma semana chove regularmente e temos recebido mais amostras com ferrugem”, alerta o pesquisador.

Edson Borges destaca que em algumas regiões e, dependendo da variedade, produtores já fazem a segunda aplicação, em média de 25 a 28 dias após a primeira. Neste período é preciso redobrar a vigilância e passar pelas lavouras de três em três dias para acompanhar a evolução da doença. “Agora é a reta final. É preciso acompanhar”, diz. A ferrugem é causada por um fungo e causa a desfolha da soja, podendo dizimar lavouras, se não for controlada.

SIGA-NOS NO Google News