Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Focos de calor triplicam durante a tarde em Mato Grosso do Sul

Campo Grande News - 23 de setembro de 2019 - 15:00

A baixa umidade do ar, o aumento das temperaturas e das rajadas de vento no período da tarde triplicam os focos de calor em Mato Grosso do Sul. É o que aponta o coordenador da Defesa Civil do Estado, o coronel Fabio Catarineli.

"Essa situação faz com que o fogo se alastre com mais velocidade. E da manhã para a tarde os números de incêndios triplicam”, afirma Catarineli.

Segundo informações da Sala de Situação Integrada, somente na manhã desta segunda-feira (23) foram registrados 51 focos de calor no Estado, concentrados na região do Pantanal, em Corumbá, Porto Murtinho e Aquidauana.

O coordenador da Defesa Civil ainda ressalta que a vegetação seca se torna “combustível” para as queimadas. “Em função da estiagem, a vegetação está muito seca, o que é o combustível perfeito para a propagação do fogo. Isso só vai mudar quando a vegetação voltar a ficar verde”, aponta.

Foco de calor - Setembro não acabou e o registro de focos de calor superou os números de agosto, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Nos primeiros 22 dias do mês foram registrados 2.855 focos de calor em Mato Grosso do Sul. O número é 17% maior que no mês anterior, quando foram registrados 2.430 focos de calor.

Em apenas uma semana, entre o dia 15 e 22 de setembro, foram registrados 785 focos de calor no Estado. De acordo com o relatório divulgado nesta segunda-feira (23), em 2019 foram registrados 7.604 focos de calor, maior índice registrado nos últimos 12 anos.

Segundo o levantamento, em setembro, foram combatidos 807 incêndios florestais no Estado. O número de incêndios combatidos no ano chegou a 5.383.

SIGA-NOS NO Google News