Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Foco de Newcastle veda comércio de aves em área do RS

Rede Rural - 07 de julho de 2006 - 08:30

O Ministério da Agricultura proibiu o comércio de frangos e outras aves da região de Vale Real, a 90 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para exportação ou consumo interno. O impedimento será mantido até que a investigação sobre um caso da doença de Newcastle identificada em uma pequena propriedade seja concluída, afirmou o diretor adjunto do Departamento de Saúde Animal do Ministério, Guilherme Marques. "Precisamos saber a dimensão do problema", disse.

O Ministério determinou ainda um raio de 10 km de isolamento a partir da propriedade onde foi confirmado por meio de testes de laboratório o caso da doença. "Todo trânsito e transporte de aves está impedido", atestou o diretor. Carros e pessoas também não escaparão do controle. No caso dos veículos, as rodas serão desinfetadas. No caso das pessoas, o procedimento será feito nos sapatos.

A transmissão da doença ocorre por meio de excrementos de aves ou de ave para ave. "O homem não é suscetível à doença. Ele pode, ao manusear as aves doentes, carregar o vírus. Mas não há risco para o ser humano", afirmou o representante do Ministério da Agricultura. O último caso da enfermidade no Brasil foi detectado em abril de 2001, em Goiás.

SIGA-NOS NO Google News