Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/06/2004 08:05

Foco de aftosa não prejudica programa, diz diretor

Mapa Imprensa

O foco de febre aftosa ocorrido no noroeste do Pará, às margens do rio Amazonas, não deve prejudicar a intenção do Brasil de erradicar a doença até o ano 2005 e nem interferir nas exportações de carnes brasileiras. A afirmação é do Diretor do Departamento de Defesa Animal (DDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jorge Caetano Júnior, ao confirmar hoje (17/06), após os resultados de exames laboratoriais, o diagnóstico positivo para febre aftosa em três bovinos de uma propriedade localizada no município de Monte Alegre.

Segundo o diretor, a área afetada fica distante 700 km da zona livre de febre aftosa e mesmo considerada de alto risco para a doença não há justificativa técnica para suspensão das exportações. Uma missão formada por veterinários do ministério da Agricultura no Pará e da Secretaria de Agricultura do Estado já foi deslocada para a região.

O proprietário comunicou a suspeita à Agência de Defesa Agropecuária do Estado no dia 2 de junho e no dia seguinte a propriedade foi interditada. Jorge Caetano informou que para verificar a extensão do problema a equipe técnica fará investigações epidemiológica, sanitária e nas propriedades vizinhas. Também foram instalados postos fixos de fiscalização para controle de trânsito de animais, inclusive ao longo do rio Amazonas.

O rebanho da propriedade, num total de 130 cabeças, foi alvo da campanha de vacinação contra febre aftosa ocorrida no estado em maio. “Vamos concluir as investigações para ver o que aconteceu, mais no geral o município teve uma baixa cobertura, atingindo apenas 50% do rebanho”, informou o diretor do DDA.

Jorge Caetano avaliou que devido à dificuldade de acesso ao município, feito apenas de avião ou barco, a tendência de movimentação do rebanho é menor. “Isso é importante no controle e na erradicação do foco”. Além disso, acrescentou, a produção é direcionada ao comércio local. O rebanho total de Monte Alegre é formado por 171.865 bovinos, além de 3.436 búfalos, 2.093 suínos e 2.209 pequenos ruminantes.

O gerente do Programa de Febre Aftosa do Mapa, Jamil Souza, explicou que a ocorrência do foco na região é considerada normal porque o sistema de defesa sanitária ainda está sendo estruturado para que área seja incorporada à zona livre. Ele não descartou a possibilidade de eliminação do rebanho para evitar contaminação do meio ambiente, mas alertou que a decisão só será tomada após a conclusão da investigação epidemiológica.

O Ministério da Agricultura já comunicou a ocorrência do foco à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), da qual o Brasil é signatário. Há 34 meses o país não registrava a doença em seu território. O último caso foi detectado em agosto de 2001, no Maranhão. Atualmente, 88% do rebanho brasileiro de 182 milhões de cabeças são livres de febre aftosa com vacinação.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)