Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

FMI:Palocci classifica de ''muito boa'' conversa inicial

Ma. Helena Antun/ABr - 28 de outubro de 2003 - 13:26

Brasília - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, definiu como "muito boa" a conversa inicial com a missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), que chegou nesta segunda-feira (27) ao Brasil, e que deve permanecer por cerca de 10 dias. "Já tratamos da revisão e começamos a tratar da possibilidade de um novo acordo", informou o ministro. Ele não deu detalhes sobre o formato de um novo acordo, alegando que as conversas apenas começaram.

Os integrantes do Fundo estão no país para a quinta e última revisão trimestral do acordo firmado, em 2002, de US$ 30 bilhões. Palocci assegurou que, ao final da viagem da missão ao país, será divulgado o resultado das conversas bilaterais. Acrescentou que estão sendo avalidas as contas públicas para o próximo ano e que "os dados são muito bons, muito favoráveis".

A opinião é compartilhada pelo chefe da missão do FMI, Jorge Marquez Ruarte, ao sair da reunião com o ministro e técnicos da secretaria do Tesouro Nacional, no ministério da Fazenda.
Segundo Ruarte, a economia brasileira "está indo muito bem, a inflação e taxa de juros estão caindo, o real está apreciando, o risco-país está baixando e a recessão está terminando".

Para o representante do Fundo falta ao Brasil fortalecer seu crescimento. Mas destaca que o governo está trabalhando de forma muito efetiva nas reformas previdenciária e tributária, além da Lei de Falências, segundo ele, muito importantes. Questionado sobre as conversas relativas a um novo acordo entre o Brasil e o FMI, Ruarte foi cauteloso. "Estamos conversando sobre a quinta revisão do programa, nada mais que isso". Ao ser informado sobre a declaração de Palocci sobre o assunto, admitiu que o governo brasileiro decide, neste momento, se inicia negociações sobre um possível novo acordo, "e que o Fundo sempre apoia o Brasil".

SIGA-NOS NO Google News