Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/07/2012 12:43

FMI reduz para 2,5% previsão de crescimento econômico do Brasil este ano

Renata Giraldi*, Agência Brasil

Brasília – O Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou a previsão de crescimento da economia brasileira este ano, reiterando um cenário de \"instabilidade\" internacional e citando \"vulnerabilidades domésticas\" nos países emergentes. Em linha com os ajustes para baixo que têm sido feitos pelo mercado, o FMI passou a considerar que a economia brasileira vai crescer 2,5% até dezembro – previsão meio ponto percentual mais baixa do que a estimativa divulgada em abril.

Em uma atualização do seu relatório macroeconômico, o Panorama Econômico Mundial, divulgado hoje (16) em Washington, nos Estados Unidos, o FMI observa que \"o ímpeto de crescimento desacelerou em várias economias emergentes, especialmente o Brasil, a China e a Índia\". \"Isso reflete em parte um ambiente externo mais fraco, mas a demanda doméstica também desacelerou fortemente em resposta a limites da capacidade e uma política monetária restritiva no último ano.\"

O documento diz ainda que: “[A curto prazo] a atividade em muitos mercados emergentes deve ser amparada pelo afrouxamento monetário iniciado no fim de 2011 e início de 2012 e, nos [países] importadores líquidos de combustível, pelos preços mais baixos do petróleo\".

Para 2013, o FMI estima que o crescimento do Produto Interno Brasil (PIB) brasileiro chegará a 4,6% – meio ponto percentual acima da projeção anunciada três meses atrás. Segundo o fundo, o crescimento maior no ano que vem será puxado pelas obras da Copa do Mundo de 2014.

Um primeiro semestre melhor do que o esperado ainda deve garantir um crescimento global para este ano de 3,5% nas previsões do FMI. Em 2013, a previsão é uma expansão de 3,9%, 0,2 ponto percentual a menos do que a estimativa divulgada em abril. Os economistas advertem ainda que os resultados só serão alcançados se houver uma ação política mais firme dos líderes dos países desenvolvidos para reduzir a instabilidade econômica global.

Na zona do euro, o FMI reiterou que é preciso continuar progredindo e sugere a criação de uma entidade única de fiscalização dos bancos da região e de mecanismos para \"romper o elo entre dívidas bancárias e soberanas\", permitindo que o fundo europeu de resgate possa emprestar dinheiro diretamente a bancos em dificuldades.

Nos Estados Unidos, a grande preocupação é com o chamado abismo fiscal, uma série de cortes de gastos e o fim de isenções fiscais que podem ser adotados já a partir de janeiro, se o Congresso americano não chegar a um plano para aplicá-los gradativamente. O FMI crê que, apesar de dividido, o Legislativo americano postergará a entrada em vigor das medidas, evitando o freio sobre a economia.


*Com informações da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)