Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fiscalização da Piracema terá posto em Costa Rica

04 de novembro de 2005 - 15:49

A PMA (Polícia Militar Ambiental) inicia hoje o esquema especial de fiscalização durante o período da Piracema, em rios e nascentes de Mato Grosso do Sul. O esquema, segundo a assessoria do órgão, terá início com a montagem de 15 postos avançados fixos nas principais cachoeiras e corredeiras do Estado e da União.

Os pontos escolhidos são considerados cruciais, porque, com a chegada dos cardumes, tais locais são escolhidos por pescadores para a retirada de grandes quantidades de peixes.

A expectativa é de que tal forma de atuação permita economia de recursos humanos e materiais. Cada ponto deve contar com três policiais ambientais, munidos de barcos e motores para efetuar a fiscalização nas imediações e monitorar os cardumes, sendo que um policial sempre estará fixo na cachoeira ou corredeira.

O efetivo da PMA para este ano é formado por 350 homens. Durante a Piracema, estará proibida a pesca profissional e amadora nos rios do Estado, proibição que estará em vigor até 31 de janeiro de 2006. Entre os dias 1° e 28 de fevereiro do próximo ano, será permitida a pesca na modalidade pesque-e-solte, exceto nas cabeceiras. A "reabertura dos rios" deve ocorrer no dia 1° de março de 2006.

Foram escolhidos como locais para montagem os postos às cachoeiras dos rios Apa (Porto Murtinho), Branca (do rio Verde, em Água Clara), Sossego (rio Aquidauana, em Rochedo), Anhanduí (Santa Rita do Pardo), Morcego e Serrano (rio Aquidauana, em Aquidauana), e Palmeiras (rio Taquari, em Coxim); além da barra do rio Aquidauana com o rio Miranda (Miranda), nos postos do Nabileque e Albuquerque (rio Paraguai, em Corumbá); no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema (em Jateí); nas usinas de Mimoso (rio Pardo, em Ribas do Rio Pardo) e Engenheiro Sérgio Mota (rio Paraná, em Batayporã); cachoeira do Salto Pirapó (rio Amambai, em Juti); e no posto do rio Sucuriú (Costa Rica).
Fonte: campograndenews

SIGA-NOS NO Google News