Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fiscais federais começam a auditar o Sisbov

Mapa Imprensa - 17 de março de 2004 - 16:44

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) começará nos próximos dias a realizar auditorias para verificar se as normas de implantação do Sistema de Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) estão sendo seguidas corretamente. Para tanto, o Mapa está treinando 22 fiscais federais que promoverão auditorias de conformidade do Sisbov.

“Eles vão auditar o sistema em todo o país”, adianta a coordenadora do Sisbov, Denise Euclydes Mariano. Segundo ela, os auditores visitarão propriedades rurais, frigoríficos e certificadoras para conferir como está a implantação do Sisbov. “Vamos ter um calendário mensal de auditorias.” O treinamento dos fiscais, iniciado na última segunda-feira, termina na próxima sexta-feira (20/03).

O Sisbov permite identificar e rastrear a origem do animal, criando as condições para a certificação do rebanho bovino brasileiro. Hoje, segundo a coordenadora, cerca de 14 milhões de cabeças de gado estão cadastradas no Sisbov. Atualmente, o rastreamento é uma exigência do mercado internacional para importar carne de gado. Maior exportador do produto em 2003, com faturamento de US$ 1,5 bilhão, o Brasil está implantando o sistema para reforçar a atuação no comércio exterior.

SIGA-NOS NO Google News