Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fiscais do Inmetro AEM MS passarão a usar Palm Top

Assessoria - 15 de dezembro de 2008 - 18:17

Começou hoje (15) e vai até a próxima sexta-feira (19/12), a semana de treinamento interno dos metrologistas. Os técnicos, agentes e auxiliares da Agência Estadual de Metrologia do Mato Grosso do sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, estarão nesta semana aprendendo o funcionamento dos novos equipamentos de verificação metrológica. O coletor de dados (PDA - modelo palm top) junto a uma impressora dará ao técnico agilidade e eficiência no ato da verificação.

O estabelecimento comercial que está sendo vistoriado, em tempo real terá o resultado da verificação. Este procedimento será aplicado para as verificações em instrumentos metrológicos, como às bombas medidoras de combustíveis, balanças, metros comerciais, medidor de comprimento de fios, máquina de moer café, entre os outros. De acordo com o diretor técnico da AEM/MS Sergio Maia, “Com esse sistema conseguiremos acompanhar os procedimentos de fiscalização e verificação em estabelecimentos comerciais de Mato Grosso do Sul”.

Os novos equipamentos fazem parte do Sistema Integrado de Gestão (SGI), implantado recentemente na AEM/MS, e desenvolvido pela rede do Inmetro. O sistema compõe de duas etapas: administrativa e fiscalização. A primeira etapa foi finalizada e já opera em toda rede da Agência. A segunda, que se refere ao serviço de fiscalização também já foi implantando, restando somente o módulo prático, que os fiscais estão desenvolvendo apartir desta segunda-feira. Mato Grosso do Sul esta entre os cincos Estados a implantar o sistema.

O diretor presidente da AEM/MS, Ademir Osiro, justifica a implantação deste sistema como forma de tornar o trabalho de verificação mais transparente "Com isso, damos continuidade a missão do órgão, que é prezar pela justa concorrência e defender os direitos do consumidor".

SIGA-NOS NO Google News