Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fiscais agropecuários podem paralisar e atrasar abates em MS

Lidiane Kober, Campo Grande News - 23 de agosto de 2013 - 19:43

Depois de declarar estado de mobilização, os fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura podem paralisar as atividades em todo o país. A decisão pode atrasar abates em Mato Grosso do Sul e resultar na retenção de mercadorias em portos e aeroportos.

Representante do comando estadual de mobilização, Graciela Bergamaschi informou que a decisão deverá sair segunda-feira (26). “Hoje realizamos assembleias em todo o país e o resultado será anunciado na segunda”, disse. Em Dourados, a reunião encerrou com 60% dos votos contrários a paralisação. Na Capital, a votação terminou empatada.

Segundo Graciela, a mobilização e a possível paralisação é resultado de uma série de insatisfações salariais. Ela informou que o Governo Federal não cumpriu acordo de dar subsídios à categoria sem promover redução salarial. “Abrimos mão de reajuste até 2015 em troca do subsídio, desde que não houvesse perdas, mas o governo não cumpriu a promessa e muita gente saiu prejudicada”, relatou.

A medida, inclusive, está gerando processos judiciais. “A Constituição não permite perdas salariais”, frisou a fiscal. Os profissionais também estão insatisfeitos com o uso do principal cargo da categoria para barganhar apoio. “Tiraram um fiscal de carreira do mais alto cargo para colocar um advogado, indicado pelo PMDB”, reclamou Graciela. Outra reivindicação é promover a categoria de fiscal para auditor.

Além disso, os profissionais alegam falta de condições de trabalho. Após redução do orçamento do Ministério da Agricultura, estaria faltando dinheiro para viajar e promover a fiscalização.

Confirmada a paralisação, Graciela citou como resultado a retenção de mercadorias em portos e aeroportos, a redução das fiscalizações a campo e a redução do número de abates. “Não deverá ocorrer o desabastecimento porque, a princípio, a paralisação será de apenas dois dias”, finalizou.

SIGA-NOS NO Google News