Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Filme brasileiro poderá ganhar o Oscar amanhã

Agência Brasil - 28 de fevereiro de 2004 - 09:15

A 76ª cerimônia de entrega do Oscar será realizada neste domingo (29) em Los Angeles, nos Estados Unidos. O filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, está concorrendo em quatro categorias. É a primeira vez na história do cinema nacional e o primeiro filme totalmente brasileiro a ter esse número de indicações.

Cidade de Deus aparece na categoria de Melhor Direção, prêmio nunca concedido na história do Oscar a um cineasta estrangeiro. O filme de Meirelles, que concorre nesta categoria com O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, Encontros e Desencontros, Sobre Meninos e Lobos e Mestre dos Mares – O Lado Mais Distante do Mundo, pode ser o primeiro.

O filme brasileiro concorre ainda aos prêmios de Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani, baseado no romance homônimo de Paulo Lins), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (César Charlone). Ele tentou a indicação ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, no ano passado, mas ficou de fora. A Miramax, distribuidora internacional do filme, no entanto, fez uma campanha para que ele fosse incluído novamente nas indicações. Para isso, relançou o filme nos Estados Unidos, onde foi sucesso de bilheteria.

“Quatro indicações para um filme é um reflexo da pujança atual do cinema brasileiro, que está ocupando espaços significativos no mercado e que começa a alçar vôo em direção aos mercados internacionais”, comemora o secretário para o Desenvolvimento das Artes Audiovisuais do Ministério da Cultura, Orlando Senna. Desde 1998, quando o Brasil obteve duas indicações, com Central do Brasil (Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro), o país não consegue uma indicação entre os estrangeiros.

No ano passado, um júri formado pelo Ministério da Cultura escolheu Carandiru para ser indicado à Academia de Hollywood como o filme brasileiro a concorrer a uma das cinco vagas para a indicação de Melhor Filme Estrangeiro ao Oscar 2004. O filme de Hector Babenco, no entanto, ficou fora da disputa, assim como Ônibus 174, de José Padilha, que concorria na categoria Melhor Documentário.

Cidade de Deus não será o único representante brasileiro na festa do Oscar. Na categoria de Melhor Curta de Animação, o diretor carioca Carlos Saldanha, que trabalha há vários anos nos Estados Unidos, foi um dos indicados por seu divertido desenho Gone Nutty. O curta é co-dirigido pelo americano Chris Wedge e mostra o personagem Scrat, um esquilo pré-histórico que vive arranjando confusão para guardar a preciosa noz.

Sinopse - O principal personagem do filme Cidade de Deus não é uma pessoa. O verdadeiro protagonista é o lugar. Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no começo dos anos 80.

Para contar a história deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé. Este, um menino pobre, negro, muito sensível e bastante amedrontado com a idéia de se tornar um bandido; mas, também, inteligente suficientemente para se resignar com trabalhos quase escravos.

Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de sentir que todas as chances estavam contra ele, descobre que pode ver a vida com outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, o que foi sua libertação.

Buscapé não é o verdadeiro protagonista do filme: não é o único que faz a história acontecer; não é o único que determina os fatos principais . No entanto, sua vida está ligada aos acontecimentos da história e é através de sua perspectiva que entendemos a humanidade, em um mundo aparentemente condenado por uma violência infinita.

As informações são do Ministério da Cultura.

SIGA-NOS NO Google News