Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/02/2004 09:15

Filme brasileiro poderá ganhar o Oscar amanhã

Agência Brasil

A 76ª cerimônia de entrega do Oscar será realizada neste domingo (29) em Los Angeles, nos Estados Unidos. O filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, está concorrendo em quatro categorias. É a primeira vez na história do cinema nacional e o primeiro filme totalmente brasileiro a ter esse número de indicações.

Cidade de Deus aparece na categoria de Melhor Direção, prêmio nunca concedido na história do Oscar a um cineasta estrangeiro. O filme de Meirelles, que concorre nesta categoria com O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, Encontros e Desencontros, Sobre Meninos e Lobos e Mestre dos Mares – O Lado Mais Distante do Mundo, pode ser o primeiro.

O filme brasileiro concorre ainda aos prêmios de Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani, baseado no romance homônimo de Paulo Lins), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (César Charlone). Ele tentou a indicação ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, no ano passado, mas ficou de fora. A Miramax, distribuidora internacional do filme, no entanto, fez uma campanha para que ele fosse incluído novamente nas indicações. Para isso, relançou o filme nos Estados Unidos, onde foi sucesso de bilheteria.

“Quatro indicações para um filme é um reflexo da pujança atual do cinema brasileiro, que está ocupando espaços significativos no mercado e que começa a alçar vôo em direção aos mercados internacionais”, comemora o secretário para o Desenvolvimento das Artes Audiovisuais do Ministério da Cultura, Orlando Senna. Desde 1998, quando o Brasil obteve duas indicações, com Central do Brasil (Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro), o país não consegue uma indicação entre os estrangeiros.

No ano passado, um júri formado pelo Ministério da Cultura escolheu Carandiru para ser indicado à Academia de Hollywood como o filme brasileiro a concorrer a uma das cinco vagas para a indicação de Melhor Filme Estrangeiro ao Oscar 2004. O filme de Hector Babenco, no entanto, ficou fora da disputa, assim como Ônibus 174, de José Padilha, que concorria na categoria Melhor Documentário.

Cidade de Deus não será o único representante brasileiro na festa do Oscar. Na categoria de Melhor Curta de Animação, o diretor carioca Carlos Saldanha, que trabalha há vários anos nos Estados Unidos, foi um dos indicados por seu divertido desenho Gone Nutty. O curta é co-dirigido pelo americano Chris Wedge e mostra o personagem Scrat, um esquilo pré-histórico que vive arranjando confusão para guardar a preciosa noz.

Sinopse - O principal personagem do filme Cidade de Deus não é uma pessoa. O verdadeiro protagonista é o lugar. Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no começo dos anos 80.

Para contar a história deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé. Este, um menino pobre, negro, muito sensível e bastante amedrontado com a idéia de se tornar um bandido; mas, também, inteligente suficientemente para se resignar com trabalhos quase escravos.

Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de sentir que todas as chances estavam contra ele, descobre que pode ver a vida com outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, o que foi sua libertação.

Buscapé não é o verdadeiro protagonista do filme: não é o único que faz a história acontecer; não é o único que determina os fatos principais . No entanto, sua vida está ligada aos acontecimentos da história e é através de sua perspectiva que entendemos a humanidade, em um mundo aparentemente condenado por uma violência infinita.

As informações são do Ministério da Cultura.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)