Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/01/2004 09:00

Filiação partidária agora será informatizada

TSE

O Tribunal Superior Eleitoral apresentou ontem aos partidos políticos o novo sistema de filiação partidária totalmente informatizado, criado para substituir as extensas listas com o nome dos filiados de todo o país que chegavam aos cartórios preenchidas manualmente. A partir de agora, as informações só poderão ser entregues nas quase três mil zonas eleitorais em sistema magnético.

Para o secretário de Informática, Paulo Camarão (D), o sistema vai facilitar o trabalho dos partidos "agora eles tem um meio automatizado de preencher a lista dos filiados e receber do TSE a informação de possíveis erros que possam existir, com isso eles podem fazer as correções periodicamente".

Ganham os partidos e a Justiça Eleitoral também, Camarão ressaltou que o sistema vai agilizar todas as etapas do processo e simplificar consideravelmente o trabalho dos servidores dos cartórios eleitorais, "eles teriam que digitar todas as listas. Tendo o sistema, o próprio partido político traz o material digitado e entrega ao cartório que manda para o TRE e que por sua vez envia os dados ao TSE" ressaltou.

O programa levou cerca de dois anos para ser concluído. Um grupo de estudos da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral analisou as sugestões e iniciativas já desenvolvidas por alguns TREs até chegar no formato que melhor atendesse aos partidos e à Justiça Eleitoral.

Agora cabe ao TSE receber, processar e identificar erros nas listas como por exemplo: a informação de município inexistente, inscrição cancelada, dupla filiação, nome incorreto de eleitor, inscrição suspensa, entre outras informações.

Para facilitar o trabalho dos partidos, o TSE irá fornecer a partir de fevereiro uma base inicial com todas as informações sobre os filiados de cada legenda. Os partidos terão apenas que manter esse banco de dados atualizado.

No próximo dia 15 já estará disponível no site do Tribunal (www.tse.gov.br) o módulo do sistema para que os partidos possam iniciar os trabalhos de registro dos novos filiados.

Participaram da reunião representantes de 10 partidos: PT, PDT, PPS, PV, PP, PRP, PSDB, Prona, PRTB e PTN.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)