Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Filho adotivo procura família biológica para encontrar doador de medula

Jovem Sul News - 08 de maio de 2015 - 19:09

Rafael Hertz
Rafael Hertz

O morador de Chapadão do Sul, Rafael Hertz, 33 anos adquiriu uma doença grave e rara, a Aplasia de medula óssea. Ele realiza tratamento no Hospital de Base, de Campo Grande e já foi informado pela médica que cuida de seu caso, que necessita com urgência de um doador de medula óssea compatível.

Ocorre que Rafael é filho adotivo e não conhece a sua família biológica. Segundo a sua mãe adotiva, ele nasceu no Hospital São Mateus, em Caarapó (MS), na noite de 19 de agosto de 1.981. Naquele dia, a sua mãe disse que havia sido abandonada pelo marido, já tinha quatro filhos e não poderia cuidar de mais um. Ela chegou a perguntar sobre o destino do filho e lhe foi informado que ele teria sido levado para Curitiba (PR).

Na manhã do dia seguinte Rafael foi levado por uma enfermeira da família Hertz, que por sua vez o entregou à sua cunhada, de Cassilândia. A família mudou-se para Costa Rica e depois a Chapadão do Sul no ano de 2001.

São detalhes do ocorrido que podem levar à mãe biológica de Rafael, ou de seus irmãos. Entre eles pode estar o doador que lhe salva a vida. O paciente tem um filho de seis anos, mas o doador tem que ter acima de dezoito anos para doar medula.

Agora a família procura por um doador compatível de medula ao Rafael Hertz e a possibilidade maior está entre os seus familiares biológicos. A família Hertz pede ajuda para encontrar um doador e para localizar os irmãos de Rafael e sua mãe biológica.

Publicidade
Até o momento não se sabe sequer o nome da genitora de Rafael, ou se o Hospital São Mateus ainda arquiva o prontuário. Naquela noite teriam nascidas três crianças, sendo uma de origem nipônica (japonesa), portanto, uma pista para se chegar ao nome da mãe biológica, caso ainda existam os registros daquela noite de 19 de agosto de 1.981.

Quem desejar fazer doação de medula, procurar os Bancos de Sangue dos hospitais, que será incluso em um cadastro mundial. A doação, caso não seja útil para Rafael, poderá ajudar outro paciente em qualquer local do mundo.

Sobre a doença.

Aplasia medular é uma doença muito séria que pode ser considerada congênita ou adquirida. A aplasia adquirida é geralmente aquela que é causada pela utilização de certos medicamentos (como o cloranfenicol) ou drogas ilícitas. Já a congênita é aquela que ocorre devido a um fator genético.

No caso de ser congénita, o tratamento mais eficaz contra a aplasia medular é o transplante de medula óssea, sendo o doador quase sempre um familiar (a chance de o doador ser um irmão é igual a 25%, já para um doador desconhecido as chances caem para uma em cem mil). Contudo, antes de o paciente receber a doação da medula, ele deve se submeter a um tratamento químico feito através de medicamentos por via oral ou intravenosa. Esses medicamentos atuam como estimuladores da medula já falida. (Wikipéia).

Por  Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

SIGA-NOS NO Google News