Cassilândia, Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

17/08/2017 10:00

Filet ao vinho do porto

Cozinha a dois

Pouca coisa é tão boa quanto um filet mignon regado por um molho intenso, que realce o sabor da carne, mas acrescente algo mais. O filet ao porto é exatamente isto: uma posta de carne macia servida sobre uma fatia de pão italiano e regada com um molho de vinho do porto e funghi seco.

A receita é razoavelmente simples e o resultado extraordinário, cheio de estilo e capaz de impressionar. Vejamos o preparo de duas porções.

O molho

A parte que exige mais trabalho no preparo é o molho.

Mas antes de tudo coloque um pacotinho de funghi seco (geralmente pacotes de 30g) de molho em um copo de vinho do porto para reidratar. Deixe ali e vamos ao resto do preparo.

Separe algumas aparas ou lasquinhas do filet e refogue numa panela com um pouco de cebola picada (meia cebola é suficiente). Use preferencialmente manteiga para esta operação e, quando a carne começar a dourar, acrescente uma colher bem cheia de farinha de trigo. Mexa bem, junte duas xícaras de água, tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar em fogo baixo, até fazer um molho levemente espesso.

O Filet

Corte duas postas do coração do filet. Um cubo de carne! Leve para uma frigideira muito quente com manteiga e um fio de azeite. Sele por todos os lados, mas não deixe passar do ponto. O interior do bife deve ficar rosado, quase malpassado. Se passar vai perder a maciez. Tempere com sal e pimenta do reino.

Nos pratos de servir posicione uma fatia grossa de pão italiano levemente umedecida com vinho do porto. Quando os bifes estiverem prontos coloque sobre o pão e deixe descansar enquanto vamos finalizar o molho.

Finalização

Na mesma frigideira usada para a carne, acrescente mais uma colher de manteiga e refogue os funghis já escorridos. Deixe refogar rapidamente e junte o molho (aquele lá do início) coado. Verta também o vinho do porto que hidratou os cogumelos. Deixe reduzir até o ponto de um molho aveludado e encorpado.

Coloque o molho sobre os filets e seja feliz. A presença do pão até dispensa acompanhamento, mas se quiser pode guarnecer com legumes salteados ou batatas a seu gosto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 24 de Setembro de 2017
18:01
Município suspende aulas
11:00
Mundo fitness
10:00
Receita do dia
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)