Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Figueirão: Temporal comprometeu ao menos oito pontes

Gizele Cruz de Oliveira , noticiasms - 24 de novembro de 2010 - 06:21

Campo Grande (MS) – O levantamento preliminar dos estragos causados pela chuva que caiu na noite de sábado e madrugada de domingo em Figueirão aponta que ao menos oito pontes foram danificadas. Os danos ocorreram em estradas da zona rural do município.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MS) recebeu hoje (23) informações preliminares da Prefeitura e repassou orientações para ajustes na elaboração do documento chamado Notificação Preliminar de Desastre (Nopred). De acordo com o chefe da Cedec, coronel Ociel Ortiz Elias, a versão definitiva desse documento deve chegar amanhã, com documentação fotográfica dos estragos.

A Nopred é a primeira comunicação oficial de desastre, que deve ser encaminhada à Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, até cinco dias após a ocorrência, para andamento de pedidos de recursos. “O governador assumiu com representantes do município que estiveram em Campo Grande na segunda-feira o compromisso de prestarmos todo o auxílio necessário para ajudar na recuperação. Estamos acompanhando o levantamento, fazendo as orientações e correções, para que toda a documentação esteja dentro do que prevê a regulamentação”, diz o coordenador.

Bela Vista, outro município também atingido por temporal no fim de semana, também deve enviar até amanhã o documento inicial de registro da ocorrência. Conforme as informações obtidas até agora pela Cedec, em função da chuva forte houve duas situações de desastre. A primeira foi a queda de granizo, durante o temporal, que comprometeu em torno de 200 casas. O grande volume de água na cabeceira do Rio Apa desencadeou no outro dia a elevação do rio, provocando alagamento em moradias de famílias ribeirinhas. Duas notificações preliminares deverão ser remetidas à Defesa Civil Estadual para formalizar a primeira comunicação da ocorrência no Sedec nacional.

Após as Nopreds, as prefeituras precisam providenciar os relatórios mais detalhados e registros de imagens que irão compor o processo de solicitação de recurso para restauração dos serviços comprometidos e auxílio às famílias prejudicadas.


SIGA-NOS NO Google News