Cassilândia, Domingo, 30 de Abril de 2017

Últimas Notícias

15/04/2017 11:00

Fígado gorduroso: o que fazer?

Gazeta Esportiva

 

O estilo de vida moderno, sem tempo e com falta de disposição nos faz entrar num círculo vicioso e perigoso para a nossa saúde onde, geralmente, os desfechos não são nada agradáveis. Uma dessas consequências e que tem acometido cada vez mais pessoas é a esteatose hepática ou, simplesmente, fígado gorduroso.

A esteatose hepática pode ser classificada em duas formas: não alcoólica e alcoólica. As causas para a não alcoólica são variadas e complexas, no entanto, os fatores predisponentes mais comuns residem na alimentação com excesso de carboidratos e/ou gorduras e também pelo sedentarismo, que poderá levar à resistência insulínica, dando início ao acúmulo de gordura no fígado.

A esteatose hepática alcoólica, por sua vez, tem como fator desencadeador o uso abusivo e crônico de etanol, relacionando-se também com outros fatores desencadeadores como, por exemplo, a genética (vírus da hepatite) e ambiente (sedentarismo e má nutrição).

A gordura no fígado também tem classificação de acordo com a sua gravidade, onde grau 1 (leve) – considera o excesso de gordura inofensivo; grau 2 (moderada) – há inflamação do fígado, além do excesso de gordura; grau 3 (acentuada) – excesso de gordura e alterações no fígado e vasos sanguíneos; grau 4 (cirrose hepática) – surge após anos de inflamação, e é a forma mais grave da doença, podendo evoluir para câncer e/ou falência do fígado.

Para prevenir essa doença, recomenda-se um estilo de vida saudável, com uma alimentação sem excessos, da mesma forma o consumo de bebida alcoólica.

Adotar uma rotina de exercícios físicos na maioria dos dias da semana também é extremamente importante para a prevenção da obesidade e resistência insulínica. Em relação aos tipos desses exercícios, tem-se postulado na literatura científica a importância do treinamento combinado, ou seja, treinos aeróbios associados ao treino de força.

É preciso termos cuidados! Afinal, a vida é uma só e viver com saúde é o melhor que você pode fazer por si e pelas pessoas que você ama. Pense nisso e bons treinos.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 29 de Abril de 2017
Sexta, 28 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)