Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fígado gorduroso: o que fazer?

Gazeta Esportiva - 15 de abril de 2017 - 11:00

O estilo de vida moderno, sem tempo e com falta de disposição nos faz entrar num círculo vicioso e perigoso para a nossa saúde onde, geralmente, os desfechos não são nada agradáveis. Uma dessas consequências e que tem acometido cada vez mais pessoas é a esteatose hepática ou, simplesmente, fígado gorduroso.

A esteatose hepática pode ser classificada em duas formas: não alcoólica e alcoólica. As causas para a não alcoólica são variadas e complexas, no entanto, os fatores predisponentes mais comuns residem na alimentação com excesso de carboidratos e/ou gorduras e também pelo sedentarismo, que poderá levar à resistência insulínica, dando início ao acúmulo de gordura no fígado.

A esteatose hepática alcoólica, por sua vez, tem como fator desencadeador o uso abusivo e crônico de etanol, relacionando-se também com outros fatores desencadeadores como, por exemplo, a genética (vírus da hepatite) e ambiente (sedentarismo e má nutrição).

A gordura no fígado também tem classificação de acordo com a sua gravidade, onde grau 1 (leve) – considera o excesso de gordura inofensivo; grau 2 (moderada) – há inflamação do fígado, além do excesso de gordura; grau 3 (acentuada) – excesso de gordura e alterações no fígado e vasos sanguíneos; grau 4 (cirrose hepática) – surge após anos de inflamação, e é a forma mais grave da doença, podendo evoluir para câncer e/ou falência do fígado.

Para prevenir essa doença, recomenda-se um estilo de vida saudável, com uma alimentação sem excessos, da mesma forma o consumo de bebida alcoólica.

Adotar uma rotina de exercícios físicos na maioria dos dias da semana também é extremamente importante para a prevenção da obesidade e resistência insulínica. Em relação aos tipos desses exercícios, tem-se postulado na literatura científica a importância do treinamento combinado, ou seja, treinos aeróbios associados ao treino de força.

É preciso termos cuidados! Afinal, a vida é uma só e viver com saúde é o melhor que você pode fazer por si e pelas pessoas que você ama. Pense nisso e bons treinos.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

SIGA-NOS NO Google News