Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

26/02/2016 14:30

Fifa aprova reformas e limita mandato de novo presidente para 12 anos

Correio do Estado/ Folha Press

Antes da eleição do novo presidente, a Fifa aprovou na manhã desta sexta (26) uma série de mudanças pra tentar dar mais transparência a entidade. Representantes de 179 países (89%) votaram pelas reformas propostas pelo camaronês

Issa Hayatou, presidente interino.
Alvo da investigação do FBI, o Comitê Executivo foi reformulado. O órgão, que se chamará agora Conselho, foi ampliado de 25 para 36 assentos e seus integrantes não terão mais o cargo vitalício.

O novo organismo também vai abrir seis vagas para mulheres (uma por continente).Os dirigentes aprovaram também a publicação anual dos salários do presidente, dos membros do Conselho e do secretário-geral.

Os mandatos dos integrantes desses cargos, assim como das instâncias judiciais, foram limitados em no máximo 12 anos. Joseph Blatter comandou a Fifa por 18 anos. Já João Havelange ocupou o cargo por 24 anos.

"Está em jogo o futuro da Fifa depois de um ano de crises e mudanças. Devemos aproveitar esta ocasião e aprovar as reformas para construirmos a Fifa de uma maneira mais forte e evitar que acontecimentos destes últimos meses não voltem a acontecer", disse o camaronês Issa Hayatou ao pedir os votos dos filiados.

Desde maio, a Fifa protagonizou uma série de escândalos. Mais de uma dezena de dirigentes estão presos.

As medidas aprovadas no Congresso Extraordinário desta sexta se limitam apenas ao funcionamento da Fifa e não serão aplicadas nas federações nacionais.

Mesmo com a mudança no Comitê Executivo, o brasileiro Fernando Sarney será mantido no cargo no novo Conselho.

No ano passado, ele substituiu Marco Polo Del Nero, investigado pela própria Fifa e pelo FBI por participar de um esquema de recebimento de propina na venda de direitos de torneios.

Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, também já ocupou assento no comitê, mas renunciou ao cargo em 2012.
Pelas novas regras, todos os novos integrantes do Conselho terão que ser sabatinados e submetidos a investigação pela Fifa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)