Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

FIFA apresentou novo Sistema de Transferências Inter

CBFNews - 31 de maio de 2008 - 19:03

A FIFA apresentou nestas quinta e sexta-feiras, no Rio de Janeiro, seminário sobre o novo sistema digital de transferências internacionais, o TMS FIFA. O evento, organizado pela CBF, contou com a participação de diversos clubes do Brasil, representados por advogados e assessores jurídicos.

O Brasil foi o terceiro país do mundo a entrar no novo sistema da FIFA, que até o final de julho deverá atingir grande parte da Europa e em agosto chegar à África.

- O Brasil é o terceiro na rota do TMS FIFA por ter um mercado de transferências internacionais bem desenvolvido. Até agora já aplicamos o sistema na Noruega e no México. O objetivo é, até a próxima semana, já estarmos com o sistema funcionando no Chile e no Paraguai - disse Mark Goddard, diretor do sistema de transferências internacionais da FIFA (Transfer Matching System - TMS).

O objetivo do sistema é, o mais rapidamente possível, integrar todas as associações de futebol do mundo no mesmo servidor, possibilitando as negociações de compra e venda de jogadores com menos papéis, burocracia e mais transparência e agilidade.

- Outro objetivo do TMS é garantir que todos os clubes respeitem as regras das transferências internacionais, tornando este mercado mais confiável, atrativo e transparente.

O cronograma de aplicação do sistema pelo mundo tem objetivo bem abrangente.

- Na próxima semana já estaremos no Chile e no Paraguai; em quatro semanas, em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda e Inglaterra; em seis semanas, na Grécia, Georgia, Bielorússia, Hungria e Polônia; e em dez semanas chegaremos à China, Costa do Marfím e Quênia.

Goddard ressaltou a importância do seminário no Brasil.

- Apresentamos o sistema para representantes de grandes clubes do Brasil. São homens experientes no futebol, e que entendem bem a realidade deste mercado. Acredito que o sistema foi bem recebido e, claro, deve passar por algumas atualizações, já que a cada país que passamos nos são apresentados desafios e peculiaridades de cada mercado.

A opinião entre os participantes é a mesma do diretor da FIFA. O sistema é útil, funcional, mas precisa passar por algumas adaptações para melhor se enquadrar ao mercado brasileiro.

- O sistema traz maior segurança no fluxo de informações entre os clubes, as associações nacionais envolvidas e a FIFA. No entanto alguns detalhes operacionais para a inserção dos valores correspondentes às indenizações de solidariedade e de formação não contribuirão com a eficiência do sistema - disse Luiz Fernando Pimenta, diretor jurídico do Atlético/MG.

- O sistema evita o que acontece hoje, em que os empresários ocupam as três partes do processo de transferência de jogadores, acabando com a participação de procuradores. Outra coisa importante é a transparência que possibilita vermos todo o histórico de transferências do clube em negociação - disse Luiz Roberto Martins Castro, assessor jurídico do Palmeiras.

- É uma ótima iniciativa da FIFA para dar maior agilidade nas transferências internacionais, além de segurança aos clubes - disse Daniel Duque Marques dos Reis, advogado do Vasco da Gama.

- O TMS vai ser muito útil, mas ainda carece de alguns aperfeiçoamentos para melhor se enquadrar ao modelo do mercado brasileiro. Mas, assim que todas as associações estiverem integradas ao sistema, vai ser ótimo - disse Daniel Cravo Souza, advogado do Internacional.

- Este é um passo importante para dar mais transparência às transferências internacionais. Foi fundamental esta intervenção da CBF para colocar o Brasil logo no início do processo de implantação para que nosso mercado possa participar e opinar na formatação do sistema - disse Rui Ferraz Paciornik, advogado do Atlético/PR.

Participaram do evento, que aconteceu no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, o secretário-geral da CBF, Marco Antônio Teixeira, e o gerente de transferências internacionais da CBF, Marcelo Wellisch.

SIGA-NOS NO Google News