Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fies: alunos poderão financiar 100% do valor de cursos

26 de março de 2008 - 17:12

O Ministério da Educação (MEC) deve anunciar neste sábado as novas regras para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) a serem implementadas no processo seletivo do segundo semestre de 2008. O ministro da Educação, Fernando Haddad, fará o anúncio no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Nova Iguaçu (RJ), às 14h.

Com as novas regras, o Fies fica articulado ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de instituições particulares a estudantes de baixa renda. Caso o estudante tenha, por exemplo, uma bolsa parcial do ProUni de 50%, ele poderá financiar os outros 50% da mensalidade com recursos do Fies.

A intenção, ao unir os dois programas, é estimular o oferecimento de bolsas das instituições a mais do que as exigidas pela lei do ProUni.

O prazo para o pagamento do Fies também aumentou e agora corresponde a duas vezes o período de conclusão da graduação. Cursos de cinco anos, por exemplo, poderão ser pagos em dez.

De acordo com o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, as mudanças trarão tranqüilidade aos alunos. "Eles poderão completar seus estudos sem ter que se preocupar com os custos de sua formação, já que o pagamento só começa um semestre depois que o estudante estiver formado", ressaltou.

A taxa de juros do financiamento também diminuiu, principalmente para as carreiras consideradas prioritárias como as licenciaturas, Pedagogia, normal superior e cursos de Tecnologia. Nesses casos, a taxa passa de 9% para 3,5% e, nos demais cursos, os juros caem para 6,5%.

Outra mudança será feita para diminuir um dos maiores entraves ao financiamento. Muitos estudantes de baixa renda tinham dificuldades em encontrar um fiador para conseguir o Fies. Agora, os alunos podem se reunir em uma espécie de cooperativa de crédito, o fiador solidário, e assim garantir que seus cursos sejam pagos com recursos do programa.

Redação Terra

SIGA-NOS NO Google News