Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fiems pede para Agepan avaliar mudança na tarifa de luz

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 25 de janeiro de 2008 - 09:47

A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) informou que vai encaminhar nesta sexta-feira um ofício para a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) para que o órgão regulador avalie os argumentos da Enersul para suspensão de programa que possibilita tarifa menor de energia elétrica.

Segundo a Fiems, a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) comunicou às indústrias do Estado que o programa Energia Extra será extinto em fevereiro. Ele possibilitava aos grandes consumidores a aquisição de energia no horário de ponta a preços inferiores às tarifas homologadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen,quer da Agepan uma avaliação técnica dos argumentos apresentados pela concessionária de energia para suspender o programa. A intenção, afirma, é saber se há alguma retaliação para o setor industrial por conta da atuação que a entidade no processo que culminou na redução da tarifa de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, em 2007.

Para ele, a suspensão do programa teria ser avisada com mais antecipação, para que as indústrias encontrassem outras alternativas. De acordo com a Fiems, no comunicado enviado aos grandes consumidores de energia, a Enersul alegou que iria pôr fim ao programa devido à disponibilidade de energia do Proinfa - Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia – estar muito aquém dos valores programados originalmente pela Eletrobrás.

Além disso, informa a entidade, a concessionária de energia aponta ainda a inexistência de oferta de energia para 2008 no leilão realizado no dia 6 de dezembro do ano passado e a elevação sensível dos preços de curto prazo em função do baixo volume de chuvas verificado a partir de outubro de 2007 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, atingindo, no momento, patamares acima de R$ 500 por MegaWatts/hora (MWh).

SIGA-NOS NO Google News