Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/09/2015 12:00

Ficar sentado por muito tempo faz mal para o fígado

Portal Educação Física

Mesmo que trabalhe o dia todo sentado, é importante fazer pausas e caminhar, para evitar a esteatose hepática, conforme estudo sul-coreano.

Que o hábito de ficar muito tempo sentado não é bom para ninguém, isso é sabido. O sedentarismo é o grande causador de diabetes, obesidade e ansiedade. Mas, um estudo recente associou esse hábito, comum em muitas pessoas, ao aparecimento da doença hepática gordurosa não alcoólica (conhecida como esteatose hepática), que é o acúmulo de gordura no fígado.

Publicado no periódico científico Journal of Hepatology, o estudo descobriu que ficar 10 horas ou mais sentado pode aumentar o risco de se ter a esteatose hepática em até 9%. O contrário, ou seja, pessoas que são ativas e caminham ao menos 10 mil passos por dia, por exemplo, têm 20% menos chance de contrair esse problema.

O estudo foi realizado na Coreia do Sul e analisou 140 mil homens e mulheres com idade média de 40 anos. Segundo a pesquisa, cerca de 40 mil, ou 35% deles, foram diagnosticados com doença hepática gordurosa não alcoólica, por meio de ultrassom. Em entrevista aos pesquisadores, eles informaram o tempo em que ficavam sentados e quais atividades físicas praticavam.

De acordo com o médico Seungho Ryu, um dos coordenadores do estudo, grande parte dos voluntários estavam com a saúde em dia, o que acaba com a suspeita de que a esteatose poderia ter sido causada por outros problemas não relacionados ao sedentarismo.

“Nosso corpo foi desenvolvido para se movimentar. Não é surpresa que o comportamento sedentário, caracterizado pela baixa atividade muscular, tenha impacto direto em nossa fisiologia”, diz Michael Trenell, professor de Metabolismo e Medicina Cotidiana na Universidade de Newcastle, da Inglaterra, em texto publicado junto com o estudo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)