Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fibromialgia: Doença também de crianças e adolescentes

Agência do Rádio - 10 de agosto de 2006 - 09:29

A fibromialgia é uma doença que se caracteriza por fortes dores musculares que ocorrem em decorrência da diminuição de serotonina no organismo.Os sintomas da doença aparecem, na maioria dos casos, na fase adulta, dos 30 aos 60 anos de idade. No entanto, em 25% dos casos, as manifestações começam na infância. Do total de jovens com fibromialgia, 75% são meninas de 9 a 15 anos. Fatores sociais ou emocionais como divórcio dos pais, nascimento de irmãos e morte de familiares podem ser fatores que desencadeiam a síndrome. Não há comprovação de que a doença seja hereditária. É o que explica o membro da Comissão de Dor e Fibromialgia da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Milton Helfenstein Júnior.

"Não existe uma comprovação, um estudo com evidências científicas de que exista uma transmissão genética. Provavelmente, é o meio ambiente onde a pessoa foi educada, onde ela cresceu e teve suas raízes educacionais e culturais. Então a influência do meio é determinante."

As queixas músculo-esqueléticas são muito comuns na infância e adolescência. Um levantamento feito no México observou que um terço de crianças em idade pré-escolar apresenta queixas de dores. Dessas, 1,3% apresenta sintomas relacionados à fibromialgia.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News