Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/08/2006 09:29

Fibromialgia: Doença também de crianças e adolescentes

Agência do Rádio

A fibromialgia é uma doença que se caracteriza por fortes dores musculares que ocorrem em decorrência da diminuição de serotonina no organismo.Os sintomas da doença aparecem, na maioria dos casos, na fase adulta, dos 30 aos 60 anos de idade. No entanto, em 25% dos casos, as manifestações começam na infância. Do total de jovens com fibromialgia, 75% são meninas de 9 a 15 anos. Fatores sociais ou emocionais como divórcio dos pais, nascimento de irmãos e morte de familiares podem ser fatores que desencadeiam a síndrome. Não há comprovação de que a doença seja hereditária. É o que explica o membro da Comissão de Dor e Fibromialgia da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Milton Helfenstein Júnior.

"Não existe uma comprovação, um estudo com evidências científicas de que exista uma transmissão genética. Provavelmente, é o meio ambiente onde a pessoa foi educada, onde ela cresceu e teve suas raízes educacionais e culturais. Então a influência do meio é determinante."

As queixas músculo-esqueléticas são muito comuns na infância e adolescência. Um levantamento feito no México observou que um terço de crianças em idade pré-escolar apresenta queixas de dores. Dessas, 1,3% apresenta sintomas relacionados à fibromialgia.

De Brasília, Eline Santos

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)