Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fiat comunica início de recall ao Ministério da Justiça

Agência Brasil - 13 de março de 2010 - 08:59

A montadora Fiat comunicou hoje (12) o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor o início da campanha e a troca de peça nos modelos Stilo fabricados entre 13 de abril de 2004 e 9 de março de 2010. Segundo o Ministério da Justiça, os consumidores serão avisados do recall por meio de campanhas publicitárias nacionais no rádio e na televisão, além de publicações em jornais. A Fiat informou ainda que serão enviadas correspondências aos proprietários dos carros. Pelo telefone 0800 707 1001, os donos dos veículos poderão tirar dúvidas.

A troca da peça será feita pela montadora em 52.474 veículos em todo o país. Segundo a Fiat, “será efetuada a substituição dos cubos de rodas traseiros fabricados com ferro fundido por cubos de rodas fabricados em aço forjado”.

Um parecer do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelou a existência de defeito no conjunto do cubo da roda dos veículos Fiat Stilo e recomendou o recall. O documento do Denatran foi baseado em investigação do Ministério Público, da Fundação Procon-SP, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)

Na última terça-feira (9), a Fiat foi multada pelo Ministério da Justiça em R$ 3 milhões por negar a existência do defeito e se recusar a promover o recall até então. Outra multa no valor de R$ 3,192 milhões foi aplicada pela Fundação Procon-SP por causa da manutenção, pela Fiat, da fabricação e comercialização do veículo, mesmo depois de informada da periculosidade.

SIGA-NOS NO Google News