Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

FHC revela que assinou sem ler o decreto que permite sigilo eterno de documentos secretos

Priscilla Mazenotti, Agência Brasil - 30 de junho de 2011 - 15:23

Brasília - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) disse hoje (30) que não vê mais razão para manter em sigilo eterno documentos do governo. Ao participar da homenagem que o partido dele, o PSDB, fez para marcar o aniversário de 80 anos do ex-presidente, FHC revelou que assinou sem ler o decreto que permite manter em segredo, por tempo indeterminado, documentos oficiais do governo.

“Não precisa ter sigilo eterno. Mas podem me perguntar: \\\'Por que você fez?\\\'. Fiz sem tomar conhecimento, no último dia de mandato. [Assinei] Uma pilha de documentos e só vi dois anos depois”, disse Cardoso. “Mandei reconstituir para saber o que era. Agora, o presidente da República pode alterar o sigilo. Então, não vejo mais razão para sigilo”, acrescentou.

Há dois anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um projeto ao Congresso Nacional propondo a redução do tempo máximo que o governo pode manter em sigilo documentos oficiais, de 30 para 25 anos. Pela proposta, em tramitação no Senado, o prazo do sigilo poderia ser renovado indefinidamente, a critério do governo.

Edição: Vinicius Doria

SIGA-NOS NO Google News