Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fezes & Cia

Alcides Silva, em memória - 27 de maio de 2020 - 06:10

O saudoso Alcides Silva publicou o artigo no Cassilândia Notícias em29/11/2006
O saudoso Alcides Silva publicou o artigo no Cassilândia Notícias em29/11/2006

Lingua portuguesa, inculta e bela, por Alcides Silva

A semelhança fonética do verbo enfezar na 2ª pessoa do presente do subjuntivo (enfezes) com o substantivo fezes, põe muita gente em dúvida. E a dúvida aumenta com o particípio passado desse mesmo verbo: enfezado. Seria ele derivado do substantivo, fato muito comum na língua que falamos?


Um etimólogo do século XIX, Francisco Adolfo Coelho, no "Dicionário etimológico manual da língua portuguesa", publicado em 1880, defendeu aquela derivação: prefixo em+ fez + a desinência ar. Fez (pronúncia fés) é o singular desusado do substantivo fezes. Seguiram-no diversos dicionaristas, inclusive os modernos Laudelino Freire, Michaelis e Aurélio.


Todavia, ao que parece, o termo tem uma origem mais nobre: deriva, segundo Houaiss, do verbo latino infenso,as,ávi,átum,áre 'encarniçar-se contra, ser hostil a'. Na língua latina o adjetivo infensus,a,um designava o estado de uma pessoa irritada, agastada, impaciente, encolerizada. Aliás, fensus era o cidadão irado.
No português seiscentista, enfezamento era o nome que se dava ao raquitismo e enfezado, aquilo que fora imperfeitamente desenvolvido. Enfezar era tolher o desenvolvimento, aniquilar: "o amor próprio enfeza as potências da alma, tornando-as menos aptas para os desejos do amor divino" (Padre Manoel Bernardes).


No português que falamos, enfezado é o aborrecido, o ser que está raivoso, a pessoa que tem gênio irascível; é o zangado, o contrariado, o colérico, o indignado, o irritado. O "Dicionário de Gíria", de J. B. Serra e Gurgel, exemplifica: "Tô enfezado, tô cagota, vou explodir".
-.-.-.
Faex – Faecis, no sentido próprio, era a borra do vinho ou do azeite, o escorralho, resíduo sólido que se depositou no fundo da vasilha. No sentido figurado, passou a significar o resto, o lodo, a lama, e, por extensão, as matérias fecais.
-.-.-.
Borra, no sentido popular, chulo, é a diarréia. Borrar tem várias acepções. Uma delas é evacuar involuntariamente, sujando-se com os próprios excrementos; outra, é ficar apavorado, morrer de medo.
-.-.-.
E já que estamos por estes caminhos, a palavra defecar não tem somente o significado que a popularizou nos tempos atuais. Primitivamente, significava purificar. O verbo latino defaeco,as,áre,ávi,átun, tinha o sentido de 'tornar claro', 'refinar', 'apurar', 'acrisolar', 'limpar': "Defecar as veias do soro corrupto" (Rui Barbosa). Aliás, no Nordeste brasileiro é comum ouvir-se a expressão "Com um crivo defecou o caldo de cana" (crivo = coador, peneira, qualquer objeto destinado a filtrar líquidos). Em química, é depurar, é decantar: "Ele defecou um cálice de vinho" (apud, Michaellis, edição da Melhoramentos, São Paulo, 1998). Na acepção de 'expelir os excrementos', a sinonímia é extensa. Dela destaco: cursar, evacuar, obrar, operar, barrear, borrar, descomer, e os brasileiríssimos aliviar-se, despachar, estercar, fazer cocô, fazer necessidade, fazer obra, fazer precisão, passar telegrama, quebrar o corpo etc.
-.-.-.
Em latim, bos,bòvis é 'boi, vaca'; bostar é 'estábulo, curral de bovinos'. Daí, o sinônimo popular das fezes. Naquela língua, as matérias fecais tinham o nome de merda,ae.
-.-.-.
No jargão de teatro, o termo merda! é usado como interjeição para desejar sucesso na apresentação do espetáculo. Conta Márcio Bueno (A origem curiosa das palavras) que na apresentação de um texto de Molière, na França do século XVII, os atores achavam "que a peça estava mal ensaiada, que seria um desastre, e diziam: 'Vai ser uma merda, uma grande merda.' O espetáculo estreou e foi um sucesso extraordinário, com a platéia aplaudindo de pé no final". Daí, a expressão passou a ser usada como talismã, amuleto, isto é, uma palavra que atraía o triunfo.

SIGA-NOS NO Google News