Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/11/2004 13:05

Fetems realiza Conferência de educação em Três Lagoas

Dourados News

Começou na noite de ontem, a III Conferência Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação, que é uma realização da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e conta com a organização do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria. O evento acontece até amanhã, em Três Lagoas/MS.

O evento reúne 800 delegados e mais de 200 observadores, além de autoridades e convidados. Durante os três dias de evento, os participantes vão ter a oportunidade de debater assuntos relacionados à qualidade de vida e de trabalho dos profissionais da área, assim como avaliar a realidade da categoria.

Durante a abertura oficial do evento, a presidente da Fetems, Mara Carrara da Silva, frisou que nos seus 25 anos de atuação sindical, a Fetems tem se pautado pela busca constante de propostas que viabilizem políticas educacionais e de formação que atendam às necessidades do ser humano na sua totalidade. “É urgente construirmos alternativas de formação que atendam às necessidades do ser humano na sua totalidade”.

A presidente também falou que a conferência deve ser um espaço de reflexão, observação e debate das questões fundamentais que interferem na vida não só dos trabalhadores em educação, mas de toda a sociedade.

O evento recebeu delegações de 73 municípios, através dos Sindicatos de Trabalhadores em Educação que apresentaram seus símbolos e produtos regionais durante a abertura solene. Os filiados ao Simted de Três Lagoas e Selvíria representaram a marca do evento, com um foco de luz sobre o Mato Grosso do Sul no mapa mundial, simbolizando o desejo de melhores dias para a vida e para o trabalho dos profissionais em educação.

Entre as autoridades presentes, o secretário de Estado de Educação, professor Hélio de Lima, falou de sua satisfação em discutir a educação social e pública, sem esquecer da proposta da conferência em reafirmar a solidariedade entre os povos. O secretário também agradeceu a contribuição histórica que o movimento sindical tem dado ao Estado. “Estamos abertos também às contribuições advindas desta conferência”, finalizou.

A professora Fátima Silva, diretora de Relações Internacionais da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – relatou o compromisso assumido pelos ministros de Educação do Brasil e da Argentina quanto a não aceitação de tratar a educação como bem de serviço, conforme propõe a OMC – Organização Mundial do Comércio. Esse compromisso, que deverá ser levado aos demais países latino-americanos, foi firmado no Encontro da Alta Cúpula da América Latina, promovido pela Unesco esta semana em Brasília.

Construir uma escola voltada para a formação dos cidadãos e para o envolvimento da comunidade no cotidiano escolar. Este ponto foi defendido pela presidente do Simted de Três Lagoas e Selvíria, professora Elaine Pereira de Sá Costa, na cerimônia de abertura da III Conferência Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação. Para a professora Elaine, a escola cidadã prepara a criança para uma participação efetiva na sociedade. Isto significa que a comunidade também terá um papel fundamental na escola e esta será parceira nas reivindicações para atender às suas necessidades.

A vice-prefeita eleita de Campo Grande, professora Marisa Serrano, salientou a importância do tema do evento: Educação para a diversidade, o desafio de educar no Brasil. Para ela, é preciso discutir que tipo de educação está se praticando e que além da diversidade na educação, também é fundamental atentar-se para a diversidade cultural, religiosa, étnica e até moral e ética. Também destacou a necessidade de o trabalhador em educação nunca parar de estudar, devido à situação do mundo cada vez mais competitivo.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)