Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

12/11/2004 13:05

Fetems realiza Conferência de educação em Três Lagoas

Dourados News

Começou na noite de ontem, a III Conferência Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação, que é uma realização da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e conta com a organização do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria. O evento acontece até amanhã, em Três Lagoas/MS.

O evento reúne 800 delegados e mais de 200 observadores, além de autoridades e convidados. Durante os três dias de evento, os participantes vão ter a oportunidade de debater assuntos relacionados à qualidade de vida e de trabalho dos profissionais da área, assim como avaliar a realidade da categoria.

Durante a abertura oficial do evento, a presidente da Fetems, Mara Carrara da Silva, frisou que nos seus 25 anos de atuação sindical, a Fetems tem se pautado pela busca constante de propostas que viabilizem políticas educacionais e de formação que atendam às necessidades do ser humano na sua totalidade. “É urgente construirmos alternativas de formação que atendam às necessidades do ser humano na sua totalidade”.

A presidente também falou que a conferência deve ser um espaço de reflexão, observação e debate das questões fundamentais que interferem na vida não só dos trabalhadores em educação, mas de toda a sociedade.

O evento recebeu delegações de 73 municípios, através dos Sindicatos de Trabalhadores em Educação que apresentaram seus símbolos e produtos regionais durante a abertura solene. Os filiados ao Simted de Três Lagoas e Selvíria representaram a marca do evento, com um foco de luz sobre o Mato Grosso do Sul no mapa mundial, simbolizando o desejo de melhores dias para a vida e para o trabalho dos profissionais em educação.

Entre as autoridades presentes, o secretário de Estado de Educação, professor Hélio de Lima, falou de sua satisfação em discutir a educação social e pública, sem esquecer da proposta da conferência em reafirmar a solidariedade entre os povos. O secretário também agradeceu a contribuição histórica que o movimento sindical tem dado ao Estado. “Estamos abertos também às contribuições advindas desta conferência”, finalizou.

A professora Fátima Silva, diretora de Relações Internacionais da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – relatou o compromisso assumido pelos ministros de Educação do Brasil e da Argentina quanto a não aceitação de tratar a educação como bem de serviço, conforme propõe a OMC – Organização Mundial do Comércio. Esse compromisso, que deverá ser levado aos demais países latino-americanos, foi firmado no Encontro da Alta Cúpula da América Latina, promovido pela Unesco esta semana em Brasília.

Construir uma escola voltada para a formação dos cidadãos e para o envolvimento da comunidade no cotidiano escolar. Este ponto foi defendido pela presidente do Simted de Três Lagoas e Selvíria, professora Elaine Pereira de Sá Costa, na cerimônia de abertura da III Conferência Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação. Para a professora Elaine, a escola cidadã prepara a criança para uma participação efetiva na sociedade. Isto significa que a comunidade também terá um papel fundamental na escola e esta será parceira nas reivindicações para atender às suas necessidades.

A vice-prefeita eleita de Campo Grande, professora Marisa Serrano, salientou a importância do tema do evento: Educação para a diversidade, o desafio de educar no Brasil. Para ela, é preciso discutir que tipo de educação está se praticando e que além da diversidade na educação, também é fundamental atentar-se para a diversidade cultural, religiosa, étnica e até moral e ética. Também destacou a necessidade de o trabalhador em educação nunca parar de estudar, devido à situação do mundo cada vez mais competitivo.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)