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Geral

Fetems promove debate sobre reforma universitária

Dourados News - 27 de maio de 2004 - 20:11

Reforma Universitária em Debate. Este é o título do evento que a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) promove amanhã, a partir das 13 horas, no Teatro Glauce Rocha, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com a presença dos debatedores Luciana Genro (deputada federal - RS), Rafael Pops (vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) e o professor Antônio Carlos Osório (coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS.

De acordo com a presidenta da Fetems, Mara Carrara da Silva, este debate está intimamente ligado à Educação Básica, onde encontra-se a base da entidade. Para ela, "discutir com propriedade a reforma universitária só é
possível considerando-se as demandas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (de1ª a 8ª séries) e do Ensino Médio (1ª a 3ª séries), sem esquecer da alfabetização de jovens e adultos. A Educação não pode ser
entendida como algo estanque, ela é um processo contínuo que tem início ainda na Educação Infantil.

Portanto, é necessário considerar as demandas dos níveis anteriores e formular uma política educacional para o País, que contemple o fortalecimento e a qualidade da Educação Básica, para depois pensar em uma sólida e encadeada reforma universitária", afirma a dirigente.

A Federação defende que o governo invista mais recursos em Educação Pública - saindo dos 4,7% do PIB ao ano para chegar a 7%. Também advoga que seja feita uma reformulação dos projetos pedagógicos e que a valorização dos trabalhadores da Educação Básica seja fator integrante de uma ampla reforma educacional. Mara também lembra que não se pode descuidar da garantia de uma remuneração adequada às responsabilidades dos educadores, especialmente para com os alunos e a sociedade de uma maneira geral. Por outro lado, aponta a
presidenta, é preciso que se cuide das próprias condições do Ensino Superior, em especial das licenciaturas, indispensáveis à qualificação docente.

Autonomia financeira, didática e administrativa da universidade; qualidade como sinônimo de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; avaliação universitária em sua plenitude, gestão democrática e participação
paritária de todos os segmentos da comunidade universitária, garantia de acesso e permanência; além de outras questões, também são pontos que a Fetems defende para a reforma universitária.


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