Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fetems lança amanhã publicação sobre igualdade racial

Jefferson da Luz - Campo Grande News - 19 de novembro de 2008 - 14:58

Amanhã às 9h a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) laça a edição do projeto Aula da Cidadania, que tem como objetivo fazer com que os professores debatam a questão racial nas escolas estaduais. Serão distribuídos 150 mil exemplares.

Como tema: A educação sentindo na pele o valor da igualdade e da diversidade, o tablóide traz informações compiladas da pesquisa de doutorado da professora Maria José Alves Cordeiro, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), a qual, embasada em sua pesquisa, diz que o ingresso de alunos cotistas contribui para o aprimoramento do conhecimento acadêmico.

Esta edição da Aula da Cidadania ainda oferece aos professores dicas de atividades pedagógicas, filmes, sites e livros com temáticas sobre igualdade e a diversidade racial.

“O principal objetivo da publicação é discutir temas excluídos dos livros didáticos. A idéia é provocar o debate em sala de aula e propiciar subsídios para o trabalho dos profissionais da educação”, diz Maria Ildonei de Lima Pedra, secretária adjunta da Fetems.

Segundo a coordenadora do ensino fundamental da escola estadual Antônio Delfino, da comunidade Tia Eva, Maria Luiza Castro Lemos, é necessário se trabalhar a auto-estima e reforçar o debate sobre o tema. “E, a Aula da Cidadania é uma excelente ferramenta didática para os educadores”, destaca.

Todos os anos, sempre no dia 20 de novembro, a Fetems e os 69 sindicatos filiados, promovem juntamente com entidades do movimento de negro, debates e atividades para valorizar a igualdade e a diversidade racial nas escolas do Estado.

SIGA-NOS NO Google News