Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fetems irá à Justiça para manter eleições para diretor

Humberto Marques/Campo Grande News - 08 de novembro de 2007 - 18:13

Na próxima quarta-feira (14 de novembro), os Sindicatos Municipais de Trabalhadores na Educação promoverão assembléias na presença de professores, pais e responsáveis por alunos para definir um posicionamento acerca da mudança nas regras para eleição de diretores na Rede Estadual de Ensino. A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (8), em Campo Grande, quando também se decidiu ingressar com uma ação na Justiça para garantir a escolha de diretores por meio de eleição direta.

O encontro foi realizado na Federação dos Trabalhadores na Educação de Mato Grosso do Sul. Segundo o presidente da entidade, Jaime Teixeira, os diretores das escolas estaduais sul-mato-grossenses são escolhidos por eleições diretas há 16 anos. “O processo foi regulamentado por lei no ano passado, mas até então a eleição era feita por decreto”, explicou. Neste ano, a administração estadual pretende aplicar novas regras ao processo de escolha.

Até quarta-feira, irá se buscar apoio nos municípios para manutenção das eleições diretas. “Se até lá o governo não recuar, iremos entrar com uma ação para garantir o cumprimento da lei”, alertou Teixeira. Segundo ele, os critérios adotados pelo governo para o processo são antidemocráticos, incluindo eleição para diretor sem a participação dos pais, além de uma pré-seleção da qual só participação professores e funcionários administrativos e uma prova eliminatória.

“A categoria rejeita totalmente essa proposta. O processo indireto de eleição é retrógrado, e vai transformar o cargo de diretor, novamente, em cargo de confiança”, criticou Teixeira. Além das reuniões nos 69 municípios que são representados na entidade, a Fetems organiza uma audiência pública para a próxima semana, para buscar apoio à manutenção das eleições diretas para Diretor, Diretor-adjunto e Colegiado escolar. A federação também anunciou que poderá realizar um ato público em protesto ao fim do processo eleitoral nas escolas.

SIGA-NOS NO Google News