Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

10/06/2017 17:00

Festas juninas trazem cultura e movimentam a economia

Agência Brasil

 

Começam neste sábado (10), na capital paulista e na Grande São Paulo, uma série de eventos relacionados às festas juninas, originalmente dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro, mas que se transformaram em opções de entretenimento e até de oportunidade de negócios. Pelas projeções da Associação Paulista de Supermercados (Apas), essas comemorações populares deverão gerar um crescimento entre 10% e 15% nas vendas.

Entre os produtos alimentícios típicos dessa época mais consumidos estão o milho para pipoca, canjica, milho e seus derivados, amendoim, pinhão e ingredientes para o preparo de quentão (a base de pinga, gengibre e açúcar) e de vinho quente (as receitas são variadas, mas em comum incluem canela e cravo).

Em muitos endereços da cidade, não faltam as opções para experimentar a farta gastronomia e se imaginar em um arraial do interior do estado ou de um lugarejo qualquer do interior do Nordeste. É o caso do Centro de Tradições Nordestinas (CTN), localizado, no bairro do Limão, próximo à Marginal Tietê, na zona norte da cidade, com a festa que tem por tema “O São João de Nóis Tudim”, inspirada nas principais tradições do gênero na Região Nordeste, e que tem por objetivo disseminar essa cultura popular dos festejos juninos.

Além das comidas regionais do Nordeste e das variedades da culinária do interior paulista, o local atrai também pela alegria proposta em shows, forró pé-de-serra, quadrilha, brincadeiras, apresentações de bailarinos e até cursos para os novatos na dança, entre outros eventos culturais. Estão previstas também as participações das bandas Circuladô de Fulô e os paraibanos Os Gonzagas.

A entrada é gratuita e a programação, sempre aos sábados e domingos, vai das 13 às 22h, até 25 de junho. Nesse período, o público rotativo esperado oscila entre 15 mil a 20 mil pessoas por dia.

No local também tem uma feira de artesanatos e um espaço para a reverência religiosa, com missas dedicadas aos três santos de junho – Santo Antônio, São João e São Pedro – na Capela Imaculada Conceição, que fica no interior do CTN. Para as crianças, existe a opção de brincar no Parque de Diversões ou de participar de jogos como pescaria, dardos e argolas.

Carreata e quermesse

Neste sábado, também ocorre a tradicional carreata da Paróquia Santo Antônio, de São Caetano do Sul, em homenagem ao santo casamenteiro, reunindo diferentes grupos motorizados (automóveis, bicicletas e motos) e mesmo pessoas que gostam de correr. O ato marca a abertura das quermesses que ocorrem durante todo o período junino.

Uma das quermesses mais concorridas da capital, a da Igreja do Calvário, na região de Pinheiros, tem barracas com comidas típicas, sorteios, apresentações musicais e brincadeiras infantis. Funciona sábados (17h30 às 23h30) e domingos (17h30 às 23h), até 2 de julho. O endereço é Rua Cardeal Arcoverde, 950. A entrada custa R$ 12, com renda revertida para a caridade e manutenção da igreja.

Outra quermesse, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, tem barracas de comidas típicas e brincadeiras para as crianças. Fica no centro, na Rua da Consolação, 585. Fica aberto sábado (17h à 0h) e domingo (17h às 23h), até 2 de julho. A entrada é grátis.

No Parque da Água Branca, a festa promete clima de quermesse, com doces e músicas típicas. Terá artesanato, espaço místico com oraculistas e pavilhão com culinária brasileira e oriental. Para as crianças, brincadeiras tradicionais como oficina de pipa, boneco de alpiste, boneco caipira, jogos de corda, pião e bambolê. A entrada é gratuita e a quermesse ocorre nos dias 15, 16, 17 e 18 de junho, das 9h às 19h. O endereço é Avenida Francisco Matarazzo, 455.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 22 de Novembro de 2017
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)