Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

FESTA JUNINA: Especialista recomenda evitar o excesso e trocar ingredientes de comidas típicas

Agência do Rádio - 11 de junho de 2011 - 15:07

A temporada de festas juninas está chegando. E, assim como acontece no Natal e no Reveillon, a festa oferece um cardápio recheado de comidas típicas pra lá de calóricas. Para os que não resistem às guloseimas como canjica, arroz doce, pipoca e maçã do amor, a época é de alegria. A copeira brasiliense Ana Paula Barros, de 28 anos, confessa que é levada \'pelo estômago\' às comemorações e não se preocupa com a balança.


\"Eu gosto por causa das comidas típicas. A comida me chama. Não tenho medo de engordar. Eu como tudo, eu gosto de tudo.\"

Já para aqueles que contam cada caloria, a festa junina pode virar um tormento. Um cachorro quente completo pode chegar a 575 calorias. Mas há saídas para saborear esse cardápio sem ficar com peso na consciência. Para quem vai fazer a própria comida, nutricionistas indicam a substituição de alguns ingredientes. O leite integral, por exemplo, pode dar lugar ao desnatado. O uso do adoçante culinário, ao invés do açúcar refinado, é outra saída. No entanto, a nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, do Rio de Janeiro, Natália Cantero, reforça que a melhor recomendação é evitar o excesso.


\"Essas comidas são muito calóricas. Mas é mesmo optar. Tentar não comer tanta fritura nas barraquinhas, não tantos doces. Tomar cuidado com bebida alcoólica também, porque o quentão leva muito açúcar.\"

O Ministério da Saúde recomenda a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, como uma das principais formas de evitar doenças crônicas não-transmissíveis, como a diabetes.

Reportagem, Alexandre Souza


SIGA-NOS NO Google News