Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/08/2013 15:32

Festa do Peão de Barretos: Porteireiro é profissional essencial na arena

“Uma das funções importantíssimas do rodeio, mas pouco valorizada”

Phábrica de Idéias
Foto: André MonteiroFoto: André Monteiro

Uma função importante para o bom desempenho do rodeio é exercida pelo porteireiro. O profissional fica dentro da arena em contato direto com o peão e abre a porteira na hora da montaria. O competidor quando se sente preparado para sair em cima do touro pede para o porteireiro abrir a porteira e soltar o boi. Daí o nome “dá a solta”.

Antônio Roberto Chella há dez anos trabalha no rodeio de Barretos e foi eleito em 2011 como o “Melhor porteireiro do Brasil” pela equipe Roseta. Segundo ele, o manejamento incorreto da porteira pode causar sérios acidentes. “Uma batida mínima que seja pode desequilibrar o peão e Dar um fim a montaria”.

É preciso percepção, sintonia, atenção e concentração no peão e no touro. O porteireiro precisa entender o sinal quando o peão está preparado e o modo como o boi sai do brete. Chella diz que o touro tem que sair alinhado para a arena, olhando para o lado da porteira. Assim ele acompanha a solta e encontra o caminho da saída. Caso contrário o animal pode bater na porteira, puxar o peão para a cabeça e levá-lo ao chão. A abertura não pode ser lenta e nem rápida demais para não assustar o boi.

Não existe curso para porteireiro. Chella foi competidor de montaria em touros durante 10 anos. Trabalhou como salva vidas por 6 anos e desde 1983 exerce a função de porteireiro. “No começo foi como uma brincadeira” confessou. Com o passar do tempo foi aperfeiçoando a função. E hoje é um dos melhores profissionais do mundo do rodeio. Apenas lamenta ter uma função importante, mas pouco valorizada.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)