Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Festa do Peão - A saga das comitivas rumo a Queima do Alho

Phábrica de Idéias - 22 de agosto de 2013 - 07:17

Foto: Aquino José
Foto: Aquino José

Acordar ao raiar do dia, às 6 horas. Percorrer estradas de terra em tropas de muares, como acontecia na época em que não existiam estradas ou ferrovias. A saga é revivida por diversas comitivas que rumam a Barretos para participar da competição culinária Queima do Alho, programada para sábado, dia 24, a partir do meio dia, no Ponto de Pouso, no Parque do Peão.

Um dos exemplos é a Comitiva União que pelo sétimo ano consecutivo deixou Mirassol rumo a Barretos. Os marchantes saíram no domingo, dia 18, e chegaram a terra do peão de boiadeiro nesta quarta-feira, dia 21. Os quatro dias de viagem foram considerados um prazer para os viajantes, que acumulam inúmeros causos e histórias nos 140km percurso em estrada de terra. O comissário Emanuel Tauyr contou que o grupo passou por São José do Rio Preto, Guapiaçu, Baguaçu, Olímpia e a comunidade rural das Três Barras.

Marquinhos Massuia, experiente no trajeto, conta que um dos burros aprontou antes de sair de Mirassol. “Ele é um burrinho simpático, que acabou de sair da doma. O domador disse que o animal era muito tranquilo. Mas o cavaleiro armou a tralha de qualquer jeito, montou meio de lado e o burrinho não aceitou. Deu uns pulos e derrubou o montador na “bosta verde”. Depois do episódio, o nome do burro está justificado: “Maroto, né!”.

Na Comitiva União três mulheres e uma criança também encararam a aventura. Luciana Ventura Tauyr, mãe de Melik, de apenas 1 ano e 5 meses de idade, disse que não teve dificuldade na viagem. Ela contou que o bebê já veio para Barretos ano passado, com apenas cinco meses. Comentou que o menino participa bastante do passeio e adora a comitiva. “A amizade e a união do pessoal é que faz valer a pena a viagem. A gente também aumenta o círculo de relacionamento com as pessoas durante a jornada”, concluiu.

SIGA-NOS NO Google News