Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/01/2005 07:55

Ferrugem é identificada em 128 municípios brasileiros

Agrolink

O Consórcio Anti-Ferrugem, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, registra relatos da ferrugem asiática da soja em dez estados brasileiros (MT, PR, RS, MA, GO, MS, MG, SP, e SC DF) e 128 municípios. A Ferrugem Asiática, no entanto, está presente em apenas 64 áreas comerciais, os outros focos são em soja voluntária ou em unidades de
alerta, áreas em que a soja foi semeada precocemente, justamente para detectar a presença do fungo na região.

O Paraná, segundo produtor brasileiro de soja com cerca de 10 milhões de toneladas do grão, continua sendo o Estado com maior número de focos de ferrugem, no Brasil. São 71 municípios paranaenses em que há a presença da doença, sendo 39 focos em aéreas comerciais. "Muitos focos foram identificados em estágio vegetativo de desenvolvimento da soja, o que mostra que a doença está aparecendo cedo. É preciso intensificar o monitoramento para não aplicar fungicida desnecessariamente, o que aumenta o custo de produção da cultura", avalia o pesquisador Rafael Soares, da Embrapa Soja.

Depois do Paraná, o Mato Grosso - maior produtor de soja do Brasil com cerca de 15 milhões de toneladas - é o estado com maior número de focos de ferrugem identificados. São 18 municípios com a doença, mas apenas três lavouras comerciais. "No Mato Grosso, houve atraso no cultivo da soja por causa da escassez de chuva, o que pode justificar o menor número de relatos de ferrugem no Estado", avalia Claudine Seixas, da Embrapa Soja. BA e TO. Até o momento, nenhum foco de ferrugem foi relatado na Bahia e no Tocantins que, como no Mato Grosso, também tiveram o cultivo da soja atrasado, devido à escassez e à irregularidade das chuvas. "Apesar de muitos produtores encaminharem amostras para os laboratórios da região - credenciados ao Consórcio Anti-Ferrugem - em nenhuma amostra foi confirmada a presença do fungo causador da doença", avalia Claudine.

A relação de municípios em que há focos de ferrugem, o mapa com os locais onde há ocorrência da doença, assim como dados relativos ao controle da doença, entre outros, estão disponíveis no Sistema de Alerta: www.cnpso.embrapa.br/alerta.

Assessoria de Imprensa
Fonte: Embrapa Soja

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)