Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

06/01/2005 07:55

Ferrugem é identificada em 128 municípios brasileiros

Agrolink

O Consórcio Anti-Ferrugem, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, registra relatos da ferrugem asiática da soja em dez estados brasileiros (MT, PR, RS, MA, GO, MS, MG, SP, e SC DF) e 128 municípios. A Ferrugem Asiática, no entanto, está presente em apenas 64 áreas comerciais, os outros focos são em soja voluntária ou em unidades de
alerta, áreas em que a soja foi semeada precocemente, justamente para detectar a presença do fungo na região.

O Paraná, segundo produtor brasileiro de soja com cerca de 10 milhões de toneladas do grão, continua sendo o Estado com maior número de focos de ferrugem, no Brasil. São 71 municípios paranaenses em que há a presença da doença, sendo 39 focos em aéreas comerciais. "Muitos focos foram identificados em estágio vegetativo de desenvolvimento da soja, o que mostra que a doença está aparecendo cedo. É preciso intensificar o monitoramento para não aplicar fungicida desnecessariamente, o que aumenta o custo de produção da cultura", avalia o pesquisador Rafael Soares, da Embrapa Soja.

Depois do Paraná, o Mato Grosso - maior produtor de soja do Brasil com cerca de 15 milhões de toneladas - é o estado com maior número de focos de ferrugem identificados. São 18 municípios com a doença, mas apenas três lavouras comerciais. "No Mato Grosso, houve atraso no cultivo da soja por causa da escassez de chuva, o que pode justificar o menor número de relatos de ferrugem no Estado", avalia Claudine Seixas, da Embrapa Soja. BA e TO. Até o momento, nenhum foco de ferrugem foi relatado na Bahia e no Tocantins que, como no Mato Grosso, também tiveram o cultivo da soja atrasado, devido à escassez e à irregularidade das chuvas. "Apesar de muitos produtores encaminharem amostras para os laboratórios da região - credenciados ao Consórcio Anti-Ferrugem - em nenhuma amostra foi confirmada a presença do fungo causador da doença", avalia Claudine.

A relação de municípios em que há focos de ferrugem, o mapa com os locais onde há ocorrência da doença, assim como dados relativos ao controle da doença, entre outros, estão disponíveis no Sistema de Alerta: www.cnpso.embrapa.br/alerta.

Assessoria de Imprensa
Fonte: Embrapa Soja

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)