Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ferrugem asiática fica mais agressiva no Mato Grosso

Rede Rural - 03 de fevereiro de 2006 - 12:34

A agressividade da ferrugem asiática na atual safra está surpreendendo os agricultores de Mato Grosso. Em algumas regiões, a incidência da doença alcançou níveis tão altos que as lavouras estão sendo simplesmente abandonadas. Mesmo os sojicultores que se destacam como grandes produtores da oleaginosa em municípios como Rondonópolis, Campo Verde e Primavera do Leste, estão enfrentando dificuldades para controlar a doença.

Segundo especialistas, o ataque da ferrugem asiática em lavouras de soja já colhidas, cerca de 30% em todo o Estado, é um dos fatores que contribuem para agravar o problema. Quem esperava produzir até 3.600 quilos, ou 60 sacas por hectare, está colhendo em torno de 3.300 kg/ha, ou 55 sacas.

Além dos municípi os do Sul do Estado, no Norte e no Médio-Norte os sojicultores estão gastando mais do que projetavam com a aplicação de fungicidas para combater a ferrugem asiática. A situação é mais grave em Nova Mutum, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Campo Novo do Parecis e Sapezal. Nos dois últimos municípios, muitos produtores de soja já desistiram de combater a doença porque as lavouras não têm mais salvação.

Ministério faz balanço da visita de técnicos europeus

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, deve fazer um balanço, ainda hoje, dos resultados da visita que técnicos europeus fizeram a fazendas, frigoríficos e laboratórios de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Eles verificaram, de modo especial, os sistemas de combate à febre aftosa, durante a visita que começou dia 23 e terminou ontem.

A União Européia é o principal c omprador de carne bovina do Brasil. No ano passado, o bloco suspendeu as compras de carne bovina de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo por causa dos focos registrados em rebanhos sul-matogrossenses e do Paraná.

SIGA-NOS NO Google News