Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ferrugem asiática é identificada em mais dois municípios

Humberto Marques / Campo Grande News - 03 de dezembro de 2005 - 08:45

Mais dois focos de ferrugem asiática na soja foram confirmados hoje pela Fundação MS. Desta vez, a doença foi identificada pela entidade nos municípios de Aral Moreira e Antônio João, depois de já ter sido encontrada em lavouras de Chapadão do Sul e Dourados. O diretor-executivo da fundação, Edson Pereira Borges, recomenda aos produtores que tenham suspeitas de ferrugem em suas propriedades que encaminhem amostras para laboratórios credenciados. A análise será feita mediante a doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis, a serem doados para instituições filantrópicas.

Em Aral Moreira, a variedade que apresentou a ferrugem é a V-Max, em cultivares precoces que tiveram o crescimento favorecido pelas chuvas abundantes – que também favorecem o crescimento do fungo causador da praga. A Fundação MS aponta que, neste ano, a confirmação da doença surgiu de forma precoce: enquanto em 2005 a região de Maracaju apresentou casos de ferrugem no dia 2 de dezembro, em 2004 os casos foram confirmados apenas no dia 14 do mesmo mês.

De acordo com o Dourados News, por conta dos novos focos, foi iniciado o treinamento de técnicos para coletar amostras em lavouras comerciais nas regiões de Eldorado, Amambai, Antônio João e Aral Moreira.

SIGA-NOS NO Google News